A Câmara Municipal de Lisboa esteve, recentemente, no centro de uma polémica. O município colocou um cartaz na via pública a anunciar um novo abrigo para cães e gatos no Parque Urbano do Vale do Forno. Nele, havia ainda a referência a duas associações, à Associação Focinhos e Bigodes e à União Zoófila. Porém, esta última veio a público esclarecer que a relocalização do abrigo existente em Sete Rios há 70 anos não foi “acordada” com o albergue de animais domésticos.
Neste sentido, a União Zoófila acusou a Câmara Municipal de Lisboa de “manipular a informação e divulgá-la publicamente como propaganda eleitoral”.
“A informação transmitida neste outdoor utiliza abusivamente o nome da União Zoófila, sem o seu consentimento, e transmite a ideia, falsa, de que foi acordada a sua relocalização, ou seja, a destruição do seu abrigo localizado em Sete Rios há 70 anos com vista à utilização dos terrenos para outros fins”, pode ler-se ainda na página oficial do Facebook da associação.
“Como é que isto acontece?”
Vários famosos reagiram à polémica através de InstaStories, ferramenta do Instagram. “Como é que isto acontece?”, legendou Sofia Arruda, ao partilhar a publicação da União Zoófila. “Uma vergonha”, atirou ainda Ana Marta Ferreira.
Já José Mata e Jessica Athayde, outros atores e defensores dos direitos dos animais, também denunciaram a situação nas suas redes sociais.
O cartaz, entretanto, já foi retirado.
Veja na fotogaleria as partilhas dos famosos sobre a polémica.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram