World Trade Center
Massacre que mudou o mundo aconteceu há 17 anos (vídeo)

Internacional

11 de setembro de 2001: o dia que mudou os Estados Unidos da América e o mundo. Cerca de 3000 pessoas morreram devido aos atentados terroristas perpetrados por 19 fundamentalistas islâmicos.

Ter, 11/09/2018 - 10:55

17 anos passaram desde o fatídico dia 11 de setembro de 2001, marcado pela morte de cerca de 3000 pessoas.

Tudo corria dentro da normalidade. Milhares de pessoas começavam mais um dia de trabalho e outras tantas circulavam pelas ruas da baixa da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. 

O relógio marcava 08h46 (13h46 em Lisboa). Nem imaginávamos que o mundo mudaria para sempre desde essa hora. O Boeing 767 que completava o voo 11 da American Airlines colidiu contra a Torre Norte do World Trade Center, que ficava no coração de Manhattan, matando as 92 pessoas que seguiam a bordo do avião e 1402 no edifício. Num primeiro momento, as dúvidas sobre o que tinha acabado de acontecer tomavam conta das pessoas, mas 17 minutos depois tudo se tornava mais «claro».

09h03: um segundo avião embateu contra a Torre Sul do WTC. Tratava-se da aeronave cujo voo era o 175 da United Airlines. O momento ficou registado por todas as câmeras que já se encontravam no local, devido ao acontecimento anterior. O pânico instalara-se. Neste aparelho voavam 65 pessoas. Centenas perderam a vida no prédio, com o embate.

Ambos os aviões foram sequestrados por cinco terroristas muçulmanos. Mohamed Atta liderou o assalto ao voo 11 e Marwan al-Shehhi o do 175.

Às 09h37, novo episódio de terror voltaria a acontecer, envolvendo o voo 77 da American Airlines. Desta vez, cinco sequestradores colidiram o aparelho contra o Pentágono, localizado no Estado da Virgínia. Morreram as 64 pessoas que seguiam a bordo e 125 que se encontravam no edifício. 

O quarto e último voo desviado naquele dia foi o 93 da United Airlines. Eram 10h03. Supostamente o alvo escolhido pelos atacantes seria a Casa Branca, mas dada a bravura dos passageiros que enfrentaram os quatro terroristas, o avião acabou por cair num terreno, perto de Shanksville, na Pensilvânia. 

No total morreram 2996 pessoas (incluíndo os 19 terroristas da al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden) e 6291 ficaram feridas.

Novas imagens do 11 de setembro de 2001

Um vídeo, com cerca de 30 minutos, gravado logo após o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque, foi publicado pelo então jornalista da rede CBS, Mark LaGanga.

Veja-o aqui:

Estação de metro do WTC reabre 17 anos depois 

Com os atentados do 11 de setembro de 2001, muitas foram as infraestruturas que ficaram completamente destruídas. A estação de metro Cortlandt Street, localizada a poucos metros das torres que ruíram, foi uma delas. Mas, 17 anos mais tarde, reabriu ao público, totalmente renovada. Foi com aplausos que os residentes receberam o primeiro metro, no passado sábado, dia 8 de setembro, por volta do meio-dia (hora local), que por ali voltou a passar. O local ganhou o nome de WTC Cortlandt Street.   

Fotos: D.R. e Reprodução Twitter

 

Siga a Revista VIP no Instagram