Amália Rodrigues
A voz do fado calou-se há 15 anos

Famosos

A intérprete por excelência do cante nacional emudeceu há década e meia

Dom, 05/10/2014 - 23:00

Passados 15 anos sobre a morte da fadista, o dia é assinalado com mais uma edição da Gala dos Prémios Amália que, este ano, distingue mais de dez personalidades e instituições.

A efeméride tem lugar no Teatro São Luiz, em Lisboa, e entre os distinguidos está Frei Hermano da Câmara, de 80 anos, que recebe o Prémio Carreira.

O Prémio Amália Intérprete será entregue a José Manuel Barreto, 70 anos, que começou a atuar como fadista profissional em finais da década de 1980.

O Prémio Amália para o Melhor Disco do Ano foi atribuído à versão ao vivo de Desfado, de Ana Moura, gravada ao vivo no Festival Caixa Alfama em setembro do ano anterior.

A Ruy Valentim de Carvalho, que morreu aos 82 anos, em novembro de 2013, foi atribuído postumamente o Prémio Tributo. Na área discográfica, destaque ainda para o Prémio Especial do Júri, atribuído ao técnico de som Hugo Ribeiro, de 88 anos, preferido por Amália para os seus discos.

Manuel Alegre recebe o Prémio Amália Poeta, enquanto o Prémio Compositor é entregue a Carlos Macedo, fadista, guitarrista, construtor de guitarras e compositor; Marta Pereira da Costa foi distinguida como instrumentista.

O júri desta edição é presidido por Tozé Brito, contando ainda com a participação da produtora Conceição Carvalho, da maestrina Joana Carneiro, da produtora de rádio e televisão Cristina Condinho e o realizador de rádio Joaquim Maralhas.

 

Siga a Revista VIP no Instagram