A princesa Diana morreu há 20 anos, mas o Mundo não se esquece dos momentos de dor que se viveram após o trágico acidente. Na memória de muitos permanece o momento em que Elton John prestou uma sentida homenagem à Princesa do Povo na Abadia de Westminster, enquanto decorria o funeral, a 6 de setembro de 1997. O músico cantou e tocou a música “Candle in the Wind (Goodbye England’s Rose)”, emocionando os presentes. O vídeo do momento tem milhares de visualizações no Youtube.
“Candle in the Wind (Goodbye England’s Rose)” é uma adaptação da música “Candle in the Wind” originalmente criada em 1973 em homenagem a Marilyn Monroe. A versão de Diana apenas foi cantada e tocada duas vezes: No dia do funeral de Lady Di e no dia em que foi gravado o CD do músico com o single. A canção rapidamente se tornou no single número 1 de Elton John, vendendo milhares de exemplares.
Elton John recusa-se a voltar a cantar o tema dedicada a mãe de William e Harry, garantindo que só a volta a interpretar a pedido dos filhos da princesa. Nos seus concertos, apenas canta a versão de Marilyn Monroe.
O funeral mais mediático de sempre
O funeral de Diana foi seguido por todo o Mundo, tendo transmissão em direto em vários países. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi seguido por 33,2 milhões de norte-americanos através da televisão.
As cerimónias tiveram início às 9h08. Mais de um milhão de pessoas juntaram-se nas ruas de Londres para acompanhar os 13 quilómetros do cortejo fúnebre desde o Palácio de St. James até à Abadia de Westminster, onde aconteceu a missa durante uma hora e dez minutos, perante várias figuras de renome mundial como Margaret Thatcher, Hillary Clinton ou Nelson Mandela.
William tinha 15 anos e Harry 12. Para a história ficam as imagens dos príncipes a caminhar atrás do caixão da mãe, junto ao príncipe Carlos, o duque de Edimburgo e a Charles Spencer, irmão de Diana.
Este acontecimento foi inédito dado que o funeral teve honras de Estado, apesar de Diana já não pertencer à família real britânica devido ao divórcio.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters
Leia também:
Siga a Revista VIP no Instagram