Verdade ou mentira?
Afinal, hoje é ou não o dia mais deprimente do ano?

Saúde e Beleza

Uma «fórmula científica» revelou que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia mais triste do ano. Veja porquê.

Seg, 15/01/2018 - 11:09

Desde 2005 que ficou ‘decretado’ que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia mais triste e deprimente do ano. Foi nessa altura que o psicólogo Cliff Arnall foi desafiado a criar uma fórmula matemática para calcular qual seria o pior dia do ano.

«W» corresponde ao estado do tempo, «D» à dívida acumulada, «d» ao salário do mês, «T« é relativo aos dias desde o Natal, «Q» são os dias que passaram desde o último fracasso (está relacionado com as resoluções de Ano Novo), «M» é a motivação geral e «NA» a necessidade de mudança.

E com isto, Cliff Arnall chegou à conclusão que o pior dia do ano é a terceira segunda-feira de janeiro, à qual lhe chamou «Blue Monday». No caso, 15 de janeiro de 2018.

É um mito

Contudo, o que muita gente não sabe é que este psicólogo foi contratado por uma agência de viagens para chegar a esta fórmula, com o objetivo de saber quando é que os seus potenciais clientes estariam mais propensos a viajar para combater a melancolia e a tristeza. E nada disto esta provado cientificamente.

No entanto, Arnall, que agora dá conferências sobre a felicidade e a confiança nas organizações, continua convicto da sua teoria. E dá alguns conselhos para aproveitarem da melhor forma esta Blue Monday. «Usem a Blue Monday como se fossem um trampolim para a mudança, seja para perder peso, deixar de fumar, embarcar num sonho ou até mudar de profissão. Aproveitem a vossa vida e vivam-na ao máximo», diz.

Siga a Revista VIP no Instagram