Sabe qual é o bolo de chocolate mais famoso do Mundo? O bolo chama-se Sachertorte e é uma criação da pastelaria de Viena, a capital da Áustria. Traduzido de alemão para português, chama-se Bolo Sacher. A VIP conta-lhe tudo e agora que está em isolamento pode tentar fazer esta delícia aí em sua casa.
Criado para um príncipe
Este bolo de chocolate foi inventado por Franz Sacher, um cozinheiro, em 1832, para o príncipe Metternich, um importante diplomata e ministro da corte vienense do século XIX, que tratou do segundo casamento do imperador de França Napoleão Bonaparte com Maria Luísa de Habusburgo, arquiduquesa da Áustria.
Duas camadas, um recheio e uma cobertura
Composto por duas camadas de um bolo de chocolate, que é aberto e recheado com compota de damasco, o Sacher decorado com uma cobertura de chocolate preto. É servido à fatia, acompanhado por um pouco de schlagober, isto é, chantilly, porque ajuda a dar frescura ao sabor forte do chocolate amargo, combinado com a compota.
Sucesso internacional
Depois de ter feito sucesso na corte do príncipe, o bolo é introduzido na família imperial e torna-se um caso de sucesso, sendo, desde logo, “obrigatório” todas as famílias da nobreza terem uma sobremesa assim nos seus convívios. De palácio em palácio, o bolo ganhou fama internacional.
Hoje, o bolo Sacher é uma marca registada do famoso Hotel Sacher, um dos melhores de toda a Áustria, construído em 1876, pelo filho do criador do bolo. O hotel, de cinco estrelas, tem integrado o não menos conhecido Café Sacher, um dos pontos obrigatórios dos turistas que visitam Viena e onde pode ter a experiência de provar e admirar esta delícia. O Café Sacher vende por ano qualquer coisa como 270 mil unidades deste bolo.
A receita
O Café Sacher não revela na plenitude o segredo deste bolo de chocolate, conhecido no Mundo inteiro. No entanto, levanta a ponta do véu e diz quais os ingredientes.
Para o bolo
150 g de manteiga
100 g de açúcar
140 g de farinha
100 g de açúcar em pó
Essência de baunilha
6 ovos
Para o recheio
Compota de damasco
Para a cobertura
150 g de chocolate amargo
200 g de açúcar
Água
Como fazer
Muitos mestres pasteleiros tentam copiar esta receita e há mesmo quem tenha uma fórmula para a sua criação. Uma das mais frequentes é esta:
Misturar a manteiga, a baunilha e o açúcar em pó.
Acrescentar as gemas.
Juntar o chocolate derretido.
Adicionar as claras batidas em castelo.
Misturar a farinha.
Envolver tudo.
Levar a cozer em forma untada.
Deixar arrefecer e abrir ao meio.
Rechear com a compota e unir.
Falta fazer a cobertura:
Ferver o açúcar em água durante cinco minutos.
Arrefecer.
Juntar o chocolate derretido e mexer a esta calda.
Cobrir o bolo.
Vai experimentar? Boa sorte!
Texto: Alberto Madeira Miranda; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram