A televisão e os seus rostos foram os grandes protagonistas de uma noite de prémios. Os Troféus Impala de Televisão 2019 distinguiram, este domingo, dia 8 de setembro, o que de melhor se faz no panorama televisivo português.
Nesta noite de gala – além de Simone de Oliveira, a homenageada deste grande evento, que teve lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa, ao receber o Prémio Carreira e Prestígio, e de Cristina Ferreira que recebeu o prémio de Personalidade do Ano -, a grande vitória foi para a TVI, que dominou em absoluto.
Dos 25 vencedores, distribuídos em várias categorias, o canal de Queluz de Baixo colecionou estatuetas, levando para casa um total de 14 troféus. A Revelação do Ano foi a atriz Júlia Palha, enquanto Manuel Luís Gcucha foi reconhecido como Melhor Apresentador. Já Mais Futebol, da TVI 24, foi considerado o Melhor Programa Desportivo.
Na categoria Série, o público elegeu Joana Seixas como Melhor Atriz pela sua interpretação em Onde Está Elisa?. Já no que diz respeito à Informação, Ana Leal levou a estatueta pelo Melhor Programa, tendo Máfia do Pinhal sido reconhecida como Melhor Reportagem/Documentário. Alexandra Borges foi considerada Melhor Jornalista/ Repórter, José Alberto Carvalho Melhor Jornalista/Apresentador e, por último, Miguel Sousa Tavares como Melhor Comentador.
Na categoria Telenovelas, Tudo Passou, de Blaya (Valor da Vida) foi considerada Melhor Música de Genérico. A atriz Sofia Ribeiro foi distinguida como Melhor Atriz de Elenco pela sua interpretação como Soraia na novela A Herdeira, enquanto Luís Esparteiro levou a estatueta de Melhor Ator de Elenco na novela A Teia. Também Diogo Morgado, que participou nesta produção, recebeu o troféu como Melhor Ator Principal, sendo que A Herdeira foi considerada a Melhor Telenovela.
RTP ficou em segundo lugar
Nos Troféus Impala de Televisão, a RTP conseguiu levar para casa seis estatuetas.
Na área do Entretenimento, o público votante elegeu The Voice Portugal como Melhor Programa, 5 Para a Meia-Noite como Melhor Talk-Show, o prémio de Melhor Apresentadora foi entregue a Filomena Cautela, sendo que a estação pública ganhou ainda o troféu com Portugueses pelo Mundo como Melhor Programa de Informação Cultural.
A estação pública angariou também dois prémios na categoria Série para 3 Mulheres, como Melhor Série, e Tiago Teotónio Pereira pelo seu desempenho em Soldado Milhões.
SIC sai a perder com menos estatuetas
Nestas contas, a SIC, atual líder das audiências, não conseguiu mais do que quatro troféus. César Mourão foi reconhecido como Melhor Humorista, enquanto Passadeira Vermelha levou para casa o prémio de Melhor Programa Social.
A pivô Clara de Sousa foi distinguida com o troféu de Melhor Jornalista/Apresentadora e, por último, Cláudia Vieira – uma das apresentadoras da gala Troféus Impala de Televisão 2019 – foi considerada Melhor Atriz Principal pela sua interpretação na novela Alma e Coração.
Texto: Rita Montenegro | Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram