José Alberto Carvalho foi o grande vencedor da gala dos Troféus Impala de Televisão na categoria de Melhor Jornalista/Apresentador. O pivô do Jornal das 8, da TVI, agradeceu a honra e revelou-se orgulhoso com este prémio atribuído pelos portugueses.
«Quero agradecer aos leitores que fizeram a sua escolha, que são espetadores em função do que veem. São, portanto, cidadãos. Só há jornalismo se existir liberdade. Agradeço porque vejo a recompensa num momento especial de conjuntura», afirmou, para depois continuar: «Só há jornalismo se existir liberdade e cidadãos. Precisamos de ser serenos, ousados, inconformados, sonhadores e trabalhadores. E isso é mais compensador se a equipa for talentosa e inconformada. É mesmo imperioso trabalhar com uma equipa assim».
Emocionado, José Alberto Carvalho recordou Maria José Nunes, que morreu precocemente, no início deste ano, vítima de ataque cardíaco. Maria José Nunes era produtora e realizadora e tinha, na altura da sua morte, funções de direção na Plural, depois de ter passado pela RTP, SIC e TVI.
«Nesta sala, só quem trabalhou com ela sabe de quem estou a falar, mas tenho a certeza de que quem está na régie e na produção sabe bem da pessoa de quem estou a falar. A Maria José Nunes foi minha diretora de Produção, foi uma inspiração, foi um ombro, foi um soldado, foi a mais leal das leais. Este prémio é para ela, este prémio é para a Maria José Nunes. Tenho de lhe agradecer tudo aquilo que ela me permitiu fazer e, ao mesmo tempo, me permitiu crescer como pessoa e como profissional», disse.
Este foi o momento mais emocionante da noite. Conceição Queiroz, que entregava o troféu, não conteve as lágrimas. «Desculpem, foi um choque», disse, emocionada. Marcos Pinto também se mostrou emocionado, com as lágrimas a escorrerem-lhe pelo rosto.
Na corrida para o prémio estavam também José Carlos Castro (CMTV), Bento Rodrigues (SIC), Rodrigo Guedes de Carvalho (SIC) e Carlos Daniel (RTP1).
Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotografias: Ivo Rainho Pereira, José Manuel Marques, Liliana Silva, Marco Fonseca, Nuno Moreira, Paula Alveno, Tito Calado, Zito Colaço
Siga a Revista VIP no Instagram