Marque já na sua agenda. De 9 a 11 de março, a Feira da Foda regressa à pitoresca aldeia de Pias, no concelho de Monção. É já a segunda edição deste evento que de ‘maroto’ não tem nada, apesar do nome bastante sugestivo. É, sem dúvida, uma oportunidade única de ficar a conhecer a cultura popular tradicional da região.
Comecemos por explicar a origem do nome
Está relacionado com o prato típico «O Cordeiro à Moda de Monção», conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a história que, há muito tempo, os vendedores de gado menos honestos, dava sal aos animais para que estes bebessem muita água e ficassem inchados, dando a ilusão que estariam bem alimentados e mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados exclamavam à boa maneira minhota: «Que grande Foda!»
O termo foi-se vulgarizando ao longo do tempo e o prato passou a designar-se, por Foda. De tal forma, que é frequente pelas alturas festivas (Páscoa, Santos Padroeiros, Corpo de Deus, Senhora das Dores ou Fim do Ano) ouvir as mulheres minhotas exclamarem: «Ó Maria, já meteste a Foda?». Ou seja, já confecionaste o cordeiro à moda de Monção, em alguidar de barro, levado ao forno de lenha.
A feira
Para já, a organização ainda não avançou grandes pormenores do que irá acontecer. Mas há a certeza de que artesanato, tasquinhas, música popular, comida com fartura e muita animação não vão faltar! Vá estando atento à página do evento no Facebook.
Siga a Revista VIP no Instagram