Tozé Brito já tinha revelado em 2017, no livro de memórias «Eu sou outro tu», que sofreu abuso sexual por parte de uma empregada lá de casa quando tinha apenas 10 anos. Agora, o compositor, de 66 anos de idade, volta a falar sobre o assunto, num relato emocionante a Daniel Oliveira, para o programa «Alta Definição».
«Eu era tão novo que não percebia o que se estava a passar. Eu não sei o que falhou, o que tinha corrido mal», começou por dizer.
Com a continuação da conversa, Tozé revelou como tudo aconteceu: «Ela meteu-se na minha cama, literalmente. Eu com 10 anos não tinha noção nenhuma do que ela pretendia, do que ela estava a fazer.» Devido ao trauma sofrido, o produtor e compositor revela que a educação sexual é fundamental, porque poderia ter evitado o que sofreu, uma vez que, nunca percebeu, com 10 anos, o que tinha acontecido.
No livro onde revela o drama que viveu, Tozé Brito defende: «O tempo, a experiência, alguns ansiolíticos e a confiança que readquiri com a idade acabaram por resolver o problema. Mas hoje sei que deveria ter procurado ajuda psiquiátrica para o resolver bem mais cedo e que isso teria evitado anos de dúvida, ansiedade e baixa auto-estima. Daí a minha convicção de que a sexualidade deveria ser estudada na escola, a partir dos seis anos».
«Marcou-me para a vida.»
A violação marcou Tozé ao longo da sua vida. O, também, cantor revelou que foi um episódio isolado, mas dotado de uma agressividade que nunca esqueceu.
«Sempre fiquei a pensar no que se passou, se era normal. Foi uma abordagem completamente agressiva. Não houve carinho nenhum, não houve cuidados nenhuns nem aproximação. Foi puramente fisíco, sexual, animal, o que lhe quiseres chamar. Com 10 anos nunca estás à altura de responder a uma coisa dessas. Ainda para mais com alguém com o dobro da idade», conta.
Ao longo dos anos, o cantor sofreu com o episódio da violação:
«Criou muita ansiedade ao longo dos anos quando estava com namoradas ou raparigas da minha idade porque eu não sabia o que tinha feito mal.»
«Onde é que eu falhei?»
Para além do abuso sexual, o compositor revelou que o que lhe foi dito depois pela empregada também o marcou. «Ela fez questão de me dizer que deveria saber muito mais do que sabia com 10 anos.»
Durante anos, Tozé, manteve o episódio em segredo. Depois da violação, a empregada permaneceu mais dois meses na casa do cantor, depois disso, nunca mais a viu.
Siga a Revista VIP no Instagram