Tony Carreira
As causas e os sintomas de um enfarte do miocárdio

Nacional

Tony Carreira encontra-se “bem” depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio. Mas, afinal, o que signifca sofrer o chamado “ataque cardíaco”? Conheça as causas e os sintomas

Qua, 23/06/2021 - 18:34

Tony Carreira encontra-se “bem” depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio. A notícia foi confirmada pela Sony Music, a editora do artista, que em comunicado enviado às redações revela que o cantor foi internado. O artista encontra-se no Hospital de Faro.

A SIC adiantou que Tony Carreira foi submetido a um cateterismo “nas primeiras horas da manhã” desta quarta-feira, 23 de junho. A intervenção “correu bem e o cantor está consciente”.

Ao Diário de Notícias, a assessora de imprensa do músico, Cristina Gabriel, garante que “não há motivos para inquietação” e sublinha que Tony Carreira “se encontra bem de saúde”.

O que é um enfarte do miocárdio?

Mas, afinal, o que signifca sofrer o chamado “ataque cardíaco”? O enfarte do miocárdio é o nome técnico do chamado “ataque cardíaco”. Tal acontece quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas, fazendo com que o coração não receba sangue e oxigénio nas quantidades de que necessita. Nestas condições, as células da área do coração afetada morrem, explica o site da CUF. 

Por isso, tal como aconteceu com Tony Carreira, a pessoa afetada tem de receber tratamento médico de imediato. Quando mais tempo passar, menores são as possibilidades de recuperação.

As causas de um ataque do miocárdio

A aterosclerose é a causa mais comum para um enfarte. O facto de o doente ter hipertensão arterial, «mau» colesterol, acumulação do aminoácido homocisteína ou inflamação crónica são possíveis causas. Assim como o hábito de fumar ou a diabetes. 

De acordo com o site do hospital privado, também existe a hipótese de o fluxo de sangue ao coração ser interrompido por um espasmo numa artéria coronária.

Os sintomas mais comuns de um “ataque cardíaco” são uma dor em forma de aperto, sensação de peso ou pressão no centro do peito. A dor tende a passar para as costas, para o braço esquerdo, o maxilar ou o pescoço.

Como prevenir?

A alimentação, o exercício e dizer “não” ao tabaco são três das formas mais eficazes para prevenir um enfarte do miocárido. A CUF aconselha 30 minutos diários de caminhadas, natação ou bicicleta e uma dieta saudável. Quando chegar à hora de estar à mesa, devemos pensar em refeições pobres em gorduras saturadas e ricas em fruta, vegetais e cereais.

Tentar relaxar e evitar os momentos de maior stress são também fulcrais para uma vida saudável, assim como evitar o tabaco. 

O cantor tinha anunciado o regresso aos palcos, após a morte da filha, Sara Carreira, para o próximo dia 23 de julho. O concerto está marcado para o Casino Estoril e os bilhetes esgotaram em menos de 10 minutos depois de terem sido colocados à venda.

Os famosos que sofreram um enfarte do miocárdio

Maria Rueff, de 47 anos, sofreu um enfarte do miocárdio em novembro de 2019. Foi a filha, Laura, quem a socorreu. Iker Casillas também sofreu um enfarte do miocárdio no dia 1 de maio de 2019, enquanto treinava com o resto da equipa dos dragões. 

Alberto João Jardim sofreu um enfarte agudo do miocárdio em janeiro de 2010.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram