Tony Carreira é o cantor do tema «Sonhos de Menino», mas, certamente, nunca sonhou bater este recorde. O documentário sobre a vida do artista estreou nos cinemas no passado dia 25 de julho e é já o documentário português mais visto de sempre em Portugal.
Em conformidade com os dados do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), «Tony» já foi visto por 36.826 espectadores, ultrapassando assim o anterior recordista «Fados» de Carlos Saura, que somou o total de 34.382 espectadores.
Este documentário conta a vida e a carreira de já 30 anos de Tony Carreira, pelo olhar do realizador Jorge Pelicano.
Ao completar três décadas de canções e uma vida inteira em busca do seu sonho – a música, o cantor anunciou uma pausa na sua carreira, que ninguém imaginava. O realizador Jorge Pelicano, teve acesso exclusivo à vida pessoal e profissional de Tony Carreira, acompanhando-o durante o último ano, em sucessivas digressões nacionais e internacionais. Num caminho sem precedentes, o realizador e a sua equipa testemunharam o carinho, o reconhecimento e o orgulho dos seus fãs.
30 anos de carreira
«Após 30 anos de canções, Tony Carreira anuncia uma pausa que ninguém imaginava. Os fãs recusam-se a acreditar que o seu cantor de sonhos os vai deixar. Ao longo da digressão de 2018 até ao derradeiro concerto na Altice Arena, Tony defronta-se com o peso da sua decisão. Mas o que leva, na verdade, o artista português com mais sucesso de todos os tempos a tomar a decisão de se afastar?»
Esta é a sinopse do filme que está a dar que falar. Tony Carreira é protagonista de um documentário que revela, finalmente, se o adeus do cantor é, ou não, definitivo. A Nova Gente falou com o realizador, Jorge Pelicano, que conta, na minha primeira, como foi passar um ano inteiro com o artista que é venerado por milhares de fãs.
Como é que surge a ideia para o documentário Tony?
Foi uma proposta ao Tony da produtora Até ao fim do mundo, onde atualmente trabalho como realizador. O repto foi lançado no final de 2017 na véspera de Tony comemorar os 30 anos de carreira. O Tony já conhecia o trabalho da produtora e aceitou.
Continue a ler a entrevista aqui.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram