Thomas Markle, pai de Meghan Markle, deu recentemente uma entrevista ao Channel 5, transmitida esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, onde fez revelações inéditas sobre a sua relação com a filha e sobre o «Megxit». O antigo diretor de iluminação de cinema confessou que o casamento dos duques de Sussex foi um dos dias mais tristes da sua vida devido ao facto de não ter sido convidado.
Foi através da televisão que Thomas Markle assistiu à cerimónia de casamento dos pais de Archie, pouco tempo após ter sofrido um ataque cardíaco. «A minha filha estava linda. Gostava de poder estar lá com ela. Gostei que o príncipe Carlos estivesse lá, mas admito que chorei por causa disso. Não consigo esquecer esse momento. Ele a levá-la ao altar… Era algo que queria muito fazer…», começou por revelar, admitindo que ficou «com ciúmes» do pai de Harry.
O ex-marido de Doria Ragland, de 75 anos, contou que não fala com a filha, de 38, desde maio de 2018, admitiu sentir-se muito desiludido e magoado com Meghan e acusou Harry de ser infantil e de «agir como um miúdo de 12 anos».
«Eles [Meghan e Harry, devem-me muito. Devia ser recompensado por tudo o que passei. A minha filha disse que, quando chegar aos meus últimos anos, cuida de mim. Estou a atravessar os meus últimos anos… é hora de cuidar do pai!»
O pai da duquesa de Sussex nunca conheceu o neto, de oito meses, e descobriu que a filha estava grávida através da rádio. Thomas culpa Harry por não colaborar para que pai e filha se reaproximem: «Para eles, eu não existo. O Harry não percebe que eu faço parte da família, devíamos conversar… Mas ele é uma criança sensível»
«Que pena eu não ter morrido. Assim podiam fingir que estavam tristes»
O ponto de rutura da relação de Meghan e Thomas aconteceu dias antes do casamento, quando Thomas posou para fotografias que mostravam a preparação do pai de Meghan para o dia do casamento da filha. Isto aconteceu depois do Palácio de Buckingham ter pedido aos media que respeitassem a privacidade da cerimónia. Foi então que, pela última vez até à data, os dois conversaram através de uma série de chamadas telefónicas «dramáticas» que ditaram o fim da relação entre pai e filha.
Thomas Markle ligou a Meghan a informar que não poderia comparecer no casamento, uma vez que tinha sofrido um ataque cardíaco e os médicos o aconselharam a não viajar. A duquesa de Sussex ficou muito chateada e magoada. Depois desse telefonema, seguiram-se vários onde houve uma troca de acusações e Thomas acabou por perder a paciência e pediu desculpa à filha, de forma irónica: «Desculpa se para ti o meu enfarte é um inconveniente!»
Posteriormente, Thomas Markle e Harry falaram e o filho mais novo da princesa Diana repreendeu-o: «O Harry disse-me que se lhe tivesse dado ouvidos, isto não teria acontecido e teria estado presente no casamento. Ofereci-me para pedir desculpa à rainha e à família, mas fui instruído para não o fazer. Estava a recuperar do enfarte e disse: “Que pena eu não ter morrido. Assim podiam fingir que estavam tristes”. E desliguei o telefone. Ainda disseram que queriam proteger-me e livrar-me de stress… A proteção deles era evitar que eu falasse com alguém!», revelou, visivelmente aborrecido.
A relação com Doria Ragland, a mãe de Meghan
Ainda no mesmo documentário, Thomas Markle abriu o coração para falar pela primeira vez sobre o seu casamento com a ex-mulher Doria Ragland, mãe de Meghan Markle.
«As pessoas olhavam para a Doria como se ela fosse uma empregada doméstica por ser negra e isso não é justo», começou por referir, acrescentando que os dois foram felizes e que o nascimento de Meghan foi «a coisa mais especial das suas vidas».
«Quando eles me entregaram a bebé [Meghan], fiquei emocionado e não podia estar mais feliz. Olhei para ela e vi o seu rosto e ela pôs o dedo à volta do meu… Sabia que ela seria especial!», continuou.
Thomas aproveitou o momento para comentar o lugar de Doria Ragland na família real e confessou que, na sua opinião, a ex-mulher «parece assustada»: «Ela está a passar pelo mesmo problema que eu. Acho que eles [a família real] não sabem onde colocá-la. Ela parece assustada, como um cervo encadeado pelos faróis.»
O pai de Meghan mostrou ainda algumas fotos de infância e brincou: «Eu parecia o Harry… mas mais bonito [risos]!»
Meghan e Harry abdicaram recentemente dos deveres reais e deixaram a Casa Real e o Reino Unido num verdadeiro alvoroço. Thomas Markle foi um dos principais críticos da decisão dos duques de Sussex, acusando-os de estarem a «destruir e a humilhar a família».
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
VEJA AINDA: Doria Ragland quebra o silêncio sobre crise real
LEIA TAMBÉM: Harry quebra o silêncio: «Afastei-me da minha família para dar um passo em frente»
Siga a Revista VIP no Instagram