Margarida Vila-nova
“Tenho a cabeça cheia de memórias”

Famosos

A atriz regressou a Portugal para trabalhar em Mar Salgado,
depois de três anos a viver em
Macau

Qua, 15/10/2014 - 23:00

A viver há mais de três anos em Macau, foi o trabalho que fez Margarida Vila-Nova regressar a Portugal. A atriz deixou o marido, Ivo Ferreira, e os dois filhos – Martim, de cinco anos, e Dinis, de dois – em maio, para vir participar em Mar Salgado, da SIC, onde dá vida à protagonista, Leonor. “Não fazia uma protagonista há três anos. Não faço nada em que não acredite e acredito em Mar Salgado e na Leonor”, refere, adiantando que o que a “move são as personagens”. Até porque , acrescenta, “quando entramos num projeto não sabemos o que vai ser. Apaixonei-me por esta Leonor e acreditei no projeto”.

E o regresso a Portugal e à televisão não podia ter corrido melhor. Afinal, Mar Salgado é líder de audiências. “É sempre bom quando vemos o nosso trabalho reconhecido pelo público. A fasquia é o Sol de Inverno, que teve duas protagonistas que admiro. Nas minhas mãos, e nas da equipa, o objetivo é equiparar e melhorar a última produção. Ver as boas audiências é um encorajamento para continuar a trabalhar”. Sobretudo quando se tem de deixar a família e o novo lar durante uma longa temporada…

Questionada sobre se o marido e os filhos já estão com ela em Lisboa, a atriz responde entre risos: “A equipa está toda reunida e em equipa vencedora não se mexe”. Mais a sério, explica que os quatro “estão bem. Conto com o apoio da minha família. Estão presentes. Acompanham o meu dia-a-dia. Tem sido um processo muito harmonioso, lá em casa. Estou feliz”. E, quando não a acompanham, ela foca-se nas recordações. Especialmente quando os dias de trabalho são mais compridos. “Tenho dias em que me sinto cansada. Depende das cenas. Depende dos dias. Mesmo que os dias sejam intensos, tenho a memória cheia de recordações. Está a ser um processo muito prazeroso.”

Afinal, o regresso a Portugal, apesar de a poder ter afastado durante uns tempos da família nuclear, aproximou-a dos amigos, que a têm apoiado e distraído entre gravações. “Tenho todos os meus amigos cá”, confirmou numa entrevista, quando em 2013 aceitou vir gravar uma pequena participação na novela Ambição, da SIC, e fazer a peça Público. O colega Ricardo Pereira é um deles. “Estou ao lado do Ricardo Pereira, com quem tenho uma cumplicidade de muitos anos. Somos amigos há muitos anos e é um prazer trabalhar com ele diariamente”, elogiou.

Camané é outro dos amigos que se tem mostrado mais próximo da atriz. A VIP encontrou os dois em duas situações diferentes. A primeira, no final de setembro, quando foram juntos ao festival de fado Caixa Alfama, que animou vários locais da capital. “No caminho para a Gisela João, encontramos Camané e a atriz Margarida Vila-Nova (que dá um beijinho a uma senhora de Alfama em troca da indicação de ‘onde é que a Gisela está a cantar’). A voz da nova rainha do fado ouve-se pelos altos e baixos do bairro, mas até Camané fica à porta da sala que, de tão apinhada, deixa muitos de fora a baterem palmas, mesmo sem ver nada”, escreveu no site Cotonete.iol.pt a jornalista Rita Tristany, que também se cruzou com a dupla.

Uns dias depois, mais precisamente na noite de 3 de outubro, Camané e Margarida foram jantar ao restaurante Malaca Too, no LX Factory. Curiosamente, um restaurante onde a cozinha é inspirada nas viagens dos navegadores portugueses pelo Oriente. Outra forma, talvez, de a atriz ficar mais perto de casa… Questionado sobre esta amizade, Camané é parco em palavras, mas lá vai explicando: “Sim, sou amigo dela. Encontrámo-nos ao jantar, somos amigos, sou muito amigo do marido dela também. Só isso. Somos amigos há muito anos, já sou muito amigo da mãe dela também”. E elogia-a: “É uma grande atriz”.

Recorde-se que o fadista, de 46 anos, sempre foi muito discreto no que diz respeito à sua vida pessoal. De qualquer forma, e apesar de raramente aparecerem juntos em eventos, é de conhecimento público que Camané namora com Mariana Maurício, de 29 anos, desde 2006. Sobre essa relação, nem uma palavra. “Não vou falar sobre isso. A minha vida pessoal não interessa nada”, disse na apresentação do evento Música em Degradé: da Ópera ao Rock, o concerto solidário que vai juntar diversos músicos no dia 20 de novembro, no Meo Arena. Também a advogada, contactada pela VIP, não tece comentários sobre o estado do namoro. “Agradeço o seu cuidado, mas, como refere, nunca tivemos por hábito falar da nossa relação e vamos continuar sem o fazer”, escusou-se Mariana Maurício.

A diferença de idades entre os dois (17 anos) nunca foi um problema. Tal como não parece ser agora a amizade de Camané com Margarida Vila-Nova. Os dois estiveram sempre à conversa durante o jantar, saindo de vez em quando para fumar um cigarro. Talvez o tema da conversa fossem as viagens da atriz, ou os fados do cantor, que já tinha sido elogiado pela amiga quando lançou a compilação de êxitos O Melhor 1995-2013, com alguns inéditos, entre os quais o tema Ai Margarida. “Ai Camané! Ai Mário Laginha! Que tema tão Bonito! Obrigada por esta ‘Margarida’ de Álvaro de Campos”, escrevia a homónima, no Facebook, a 4 de abril de 2013.

Margarida Vila-Nova e Ivo Ferreira estão juntos desde setembro de 2007, tendo casado no Alentejo, numa propriedade de uma tia da noiva, em Évora, a 28 de junho do ano seguinte. Passado uns tempos, o realizador aceitou rodar um filme em Macau, inspirado na obra de António Lobo Antunes, D’este viver aqui neste papel descripto, e mudou-se para lá. A atriz acabou por lhe seguir as peugadas e não se arrepende. Apesar de dizer que, depois de cada regresso a Portugal, sente “dificuldades em regressar a Macau”, a verdade é que a vida do casal já está muito enraizada lá. “Escolhemos ter esta vida saltitante e tem corrido tudo bem. Nós, atores, e sobretudo nos dias de hoje, não pertencemos a lado nenhum. Temos é de ser fiéis a nós próprios e ao que queremos ser”, disse numa entrevista em 2013.

Talvez por isso, enquanto está na ex-colónia portuguesa, Margarida se dedique mais à sua vertente de empresária. Ela e o marido são proprietários da Futura Clássica, uma loja dedicada à comercialização da saboaria portuguesa, Claus Porto, e da Mercearia Portuguesa, um local onde vendem o que mais típico se produz em Portugal. Assim, o regresso a Macau no fim das gravações de Mar Salgado é certo. Até porque, quando voltar, vai ter outra “super protagonista à espera. Uma Maria. Será o próximo desafio que vou fazer. Será uma longa-metragem realizada pelo Ivo. Vai ser toda filmada em Macau. É a história de uma portuguesa emigrada há muitos anos. Já li o argumento há muito tempo. É uma personagem forte, muito rica e muito diferente do que é feito hoje em cinema”, explica, recordando que esta não é a primeira vez que vai trabalhar com o marido. “Estivemos juntos em Na Escama do Dragão, uma curta-metragem realizada em Macau. Agora, vamos atirar-nos para uma longa-metragem”. E remata, sorridente: “Costuma dizer-se que em equipa vencedora não se mexe. Somos uma boa dupla na vida”.

Texto: Bruno Seruca e Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala e DR

Siga a Revista VIP no Instagram