O marido de Manuel Luís Goucha, ensina a fazer uma tarte tartin de maçã simples e verdadeiramente deliciosa.
Rui Oliveira diz que há pessoas que complicam na hora de fazer esta sobremesa, mas sem necessidade. O companheiro do apresentador da TVI mostra, assim, como é fácil preparar uma tarte tartin, através da sua página de Instagram.
A VIP tirou a receita e anotou todos os pormenores para que possa fazer em sua casa. Veja as imagens na galeria e leia as indicações em baixo.
Tarte Tartin de Maçã
Ingredientes
- 10 maçãs verdes
- 3 colheres de sopa de manteiga com sal
- Açúcar suficiente para cobrir o fundo da frigideira
- Massa quebrada
Preparação
– Descascar as maçãs, parti-las em quatro partes e tirar os caroços de forma a deixá-las concavas (para ser mais fácil encaixa-las umas nas outras).
– Levar uma frigideira alta ao fogão a aquecer. Baixa-se o lume, põe-se a manteiga e deixa-se derreter.
– Tira-se a frigideira do lume e junta-se o açúcar. O açúcar tem de ser o suficiente para cobrir a manteiga toda (ver imagem).
– Ainda com a frigideira fora do lume, juntar as maçãs. Colocá-las em cima do açúcar e encaixá-las de lado. Todas as aberturas entre as maçãs têm de estar tapadas. Corte alguns bocados em bocados ainda mais pequenos para conseguir cobrir tudo.
– Juntar a massa (que pode comprar em qualquer supermercado). Agarre na massa e ponha-a por cima das maçãs. No rebordo, à volta de toda a caçarola, faça uma espécie de cordão (ver imagem). E depois, dê uns pequenos golpes com uma faca para a massa respirar.
– Leve a frigideira com o preparado ao forno a 180º C e já pré-aquecido. Deixe cozer durante 30 a 40 minutos, até a massa ficar bem douradinha.
– Quando sai do forno, vai logo ao fogão (lume forte) para caramelizar. Pelo aroma e pelo rebordo da tarde é possível ver se está a fazer caramelo e se está no ponto. Vá dando uns toques na frigideira para ela rodar e não queimar só no mesmo sítio. Se tiver dificuldades em perceber se o caramelo já está pronto, pegue num faca ou espátula e espete no rebordo e veja. Quando começar a sair muito fumo é sinal que já está a fazer caramelo.
– Atenção que o passo seguinte é uma operação delicada: parar o caramelo.
– Parar o caramelo, tire a frigideira do fogão e pouse imediatamente o seu fundo/base dentro do lava-loiças já com água.
– De seguida vai para o frigorífico. Esta tarte não pode ser desenformada quente. Tem de ser guardada durante a noite no frigorífico, de preferência.
– No dia seguinte, tire a tarte do frigorífico e volte a aquecê-la no fogão para derreter o caramelo que está à volta da forma. Vá agitando a frigideira para ajudar a tarte a descolar. Se for necessário, ajude com uma espátula para descolar as paredes da tarte. Ela tem de se soltar completamente. Depois é só desenformar para um prato.
– Ponha o prato em cima da tarte. De seguida, vira-se ao contrário e tira-se a forma/frigideira.
Veja mais receitas deliciosas na Cozinhar Sem Stress.
Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram