O Natal é a época de solidariedade por excelência e, este ano, Tânia Ribas de Oliveira, Andreia Rodrigues e José Fidalgo encontraram uma forma perfeita para contribuir para associações de solidariedade de maneira eficaz e divertida. Os três aceitaram o desafio da marca de perfumes portuguesa Ydentik para participarem na produção de um coffret de perfumes para toda a família: a caixa-presente tem um perfume de mulher, escolhido por Andreia Rodrigues, um perfume para homem, idealizado por José Fidalgo, e um para criança, concebido por Tânia Ribas de Oliveira, que foi mãe há dois anos. Desta forma, a caixa é um presente para toda a família e os lucros revertem para a Ajuda de Berço, o que deixou os três intervenientes convencidos. “A iniciativa partiu da marca de perfumes e acho o conceito bastante inovador porque vai ao encontro das necessidades das pessoas. Hoje em dia, há necessidade de ter em conta o que vamos oferecer por causa dos orçamentos e eu acho que a imaginação é fundamental, para conseguirmos surpreender. Neste caso, como há a moda de oferecer perfumes, temos um presente três em um para as pessoas que não têm muito tempo para comprar prendas, com três perfumes a um preço acessível”, explica o ator, que não hesitou em aceitar o convite porque, para além da causa solidária, ainda teve a oportunidade de criar um perfume à sua medida: “Fui cheirando, vendo com o que me identificava mais. Gosto do cheiro a canela, desde que não se torne enjoativo, e depois procuro algo agridoce. Gosto do cheiro a terra molhada, gosto de cheiros mais suaves, discretos, que se notem com uma presença mais próxima, mas que não se notem a dois metros de distância”, explica. Satisfeito com o resultado, sabe que vai oferecer a caixinha de presente este Natal, porque é original e porque gosta de personalizar os presentes. “As minhas compras são pensadas e personalizadas, mas não são feitas a tempo. Penso muito e depois, quando dou por ela, faltam meia dúzia de dias para o Natal”, diz, admitindo que o filho de cinco anos, Lourenço, tornou mais intensas as comemorações desta época festiva.
Presente solidário para a família
O mesmo pode dizer Tânia, mãe de Tomás, que faz dois anos dias antes da Consoada. ”Cada Natal, desde que ele nasceu, é ótimo. Há dois anos, ele tinha apenas alguns dias e foi muito especial; no ano passado ele já se apercebeu de algumas coisas, mas ainda era muito bebé. Acho que este ano já vai aperceber-se de imensa coisa e já fizemos a árvore juntos”, diz a apresentadora, que também não hesitou em aceitar o convite para este desafio. “Eu tenho a sorte de poder ser solidária quase diariamente, no meu programa. É verdade que o espírito solidário surge mais na altura do Natal, mas eu acho que devemos deixar as hipocrisias de parte. Se as pessoas são mais solidárias no Natal, então ainda bem que há Natal! E acho que esta ideia é fabulosa! Ter numa caixa três perfumes – um para a mãe, um para o pai e outro para a criança –, é um presente económico, dá para a família toda e tem esta vertente solidária. É perfeito! Ainda para mais, gosto muito do Fidalgo e da Andreia! Se fossem pessoas com quem não me identificasse tanto, se calhar não gostava de estar, literalmente, no mesmo pacote que eles”, diz. Para ela, faz todo o sentido ter criado a fragrância para bebé, um universo no qual se sente perfeitamente à vontade. “Testei várias fragrâncias até escolher aquela de que mais gosto. Acho que cheira a bebé e não tem álcool nenhum, como eu pedi”. E o cheiro a bebé não dá saudades de voltar a ser mãe? “O Tomás ainda tem exatamente o mesmo cheiro que tinha quando era bebé e acho que acabam por ser bebés toda a vida. Mas, se calhar, um dia destes tenho de ter outro! Penso nisso com alguma frequência, não gostava de ter filhos depois dos 40 anos e, para isso acontecer, não posso demorar muito mais tempo… Além disso, gostava que não tivessem uma grande diferença de idades para crescerem juntos”, admite a apresentadora.
Já Andreia, ficou incumbida de criar uma fragrância feminina à sua imagem. “Poder criar um perfume é um grande desafio, ainda para mais sabendo que estamos a ajudar alguém. Eu tinha de criar uma fragrância com a qual me identificasse e encontrar algo que refletisse as mulheres de hoje em dia. E as mulheres de hoje em dia são mães, trabalhadoras, têm uma vida ativa e não devem deixar de ser sensuais. Porque todas as mulheres devem procurar ser sensuais, sedutoras, independentemente de serem mães ou não, independentemente da idade. Por isso, tentei encontrar características que permitissem a este perfume ser tran sversal, para que chegasse a todo o tipo de mulheres”, diz.
Criadas as fragrâncias, os três “perfumistas” divertiram-se a gravar o anúncio publicitário da caixa onde estarão reunidos, este Natal. A apresentação oficial é dia 17 de dezembro.
Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Helena Morais
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