Sofia Ribeiro
Atriz vê-se obrigada a fechar portas do restaurante ‘Filosofia’

Nacional

De portas fechadas. A atriz Sofia Ribeiro viu-se obrigada a encerrar o seu restaurante, ‘Filosofia’, que abriu portas em 2019. Saiba tudo.

Seg, 31/10/2022 - 8:30

Sofia Ribeiro abriu o seu restaurante ‘Filosofia’, em Lisboa, em 2019. Nesse mesmo ano, pelo sucesso do espaço, a atriz ponderou abrir mais um na cidade do Porto. Contudo, devido aos estragos causados pela pandemia covid-19, a artista viu-se obrigada a encerrá-lo.

A atriz deu uma entrevista ao site ‘Selfie’, em que falou sobre este negócio: “Foi um projeto ao qual me dediquei de corpo e alma. Abri o Filosofia num espaço mais pequeno, exatamente para perceber se era só um devaneio meu e se tinha ou não pernas para andar… Percebi que tinha pernas para andar”.

Nos primeiros tempos, o ‘Filosofia’ colheu os frutos planeados: “Tivemos muito sucesso no tempo em que estivemos abertos. Aliás, todos os dias tinha de mandar pessoas embora, à hora de almoço, porque não tinha onde as sentar. Portanto, tudo indicava que tinha pernas para andar”.

Contudo, a restauração foi um dos setores mais afetados pela Covid-19, e o restaurante da atriz não foi exceção. “Quando veio a pandemia, eu já estava à procura de um espaço maior, no Porto, para abrir. Com a graça de Deus, não me meti nisso, porque depois veio a pandemia e, como tantos outros projetos e tantos outros negócios que tinham acabado de nascer, não havia bases para manter por muito mais tempo”, confessou a artista.

Sofia Ribeiro recorreu a poupanças para pagar aos empregados

Sofia Ribeiro viu-se, então, obrigada a recorrer às poupanças até onde conseguiu para pagar aos funcionários. “Eu ainda fiquei a pagar ordenados, mesmo depois das minhas obrigações, porque não conseguia deixar as pessoas. Tinham famílias, contas para pagar… Arrastei enquanto pude”, conta a atriz.

Apesar de manifestar tristeza pelo encerramento deste projeto, a atriz continua de consciência tranquila: “Por um lado, o meu coração e a minha consciência estão completamente tranquilos em relação a isso. Por outro lado, o de empresária, rebentei com o fundo de maneio que tínhamos. A verdade é esta. O dinheiro não nasce das árvores”.

Apesar da “crise gigante a nível de restauração”, a Sofia Ribeiro mantém o desejo de um dia voltar a ser empresária: “O formato está feito, já sei o que devo e o que não devo fazer. Portanto, serviu de aprendizagem”, concluiu.

Texto: Luís Duarte Sousa; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram