No Dia da Mãe, a VIP entrevistou Sofia Fernandes, que este ano vive a data com a casa cheia, após o nascimento de Constança, de um mês. A repórter da SIC conta que não tem grandes planos para assinalar o dia, afinal ainda está no que apelida de “modo sobrevivência”. (Clique no play e veja a entrevista em vídeo)
“Não há grandes planos, ainda estamos em estado de emergência, vai ser um Dia da Mãe a ser super mãe. Acho que vai ser o Dia da Mãe em que vou estar mais a 100 por cento na função mãe”, diz. Com uma bebé recém nascida e um filho de quatro anos, o Sebastião, não sobra tempo a Sofia Fernandes, nem para pensar em fazer bolos ou um almoço mais elaborado. “Eu não tenho tempo, acho que imensas mães devem perceber isto. Se conseguir tomar um banho com alguma calma, sem estar com o monitor de um e o monitor da outra, a ver se algum não chora… é que eu nem posso acordar mais cedo de madrugada para tomar banho, porque depois tenho a bebé que quer mamar. Se eu conseguir tomar um duche com alguma tranquilidade para mim já é espetacular”, explica.
Apesar do confinamento obrigatório, Sofia Fernandes não ganhou tempo para ver séries. “Não consegui ver um episódio de coisa nenhuma, o meu tempo de descanso é quando estou a amamentar porque aí não me posso mexer. Se conseguir dormir duas horinhas já estou muito feliz”, desvenda.
“A maternidade não é um mar de rosas”. Esta é uma das frases com as quais mais mães se identificam. E Sofia desmistifica: “A maternidade não é um não é um mar de rosas, mas dá-nos a recompensa do amor. A Esperança na noite anterior não me deixou dormir quase nada, mas de manhã, de repente, esboçou um sorriso e eu fiquei logo derretida. Esquecemos-nos das partes mais difíceis, das birras, daquilo que temos de abdicar. A maternidade ensina-nos a não ser egoístas e depois temos a recompensa de um carinho, então nesta fase em que estamos isolados em casa… Por um lado ter crianças dá muito trabalho, mas de vez em quando vem o Sebastião e dá um abraçinho, ele adora a irmã… é todo um caos, mas também há amor. É amor no seu estado mais puro”.
A repórter da SIC conta que tem de ter especial atenção com o filho mais velho, para que este não sinta ciúmes da irmã. “O Sebastião aceitou muito bem (o nascimento da Esperança), é muito carinhoso com a irmã. Estou a amamentar em exclusivo, às vezes é complicado, ‘espera, agora tenho de dar leitinho à mana’. O que me custa de não haver escola e estar tanto tempo em casa é que tem de ouvir mais vezes não. Quando a irmã está a dormir, faço um esforço grande para lhe dar mimos, que é duro essa coisa de deixar de ser o único”.
No meio de todas as tarefas de mãe, nem sempre sobra tempo para o marido, admite Sofia Fernandes. “Fica para último, em primeiro lugar estão as necessidades das crianças”.
Sobre o corpo pós-parto, Sofia Fernandes revela que está a contar os dias para ter autorização médica para voltar aos treinos. “Agora olho para o espelho e não gosto do que vejo”.
Por último, deixou uma mensagem para todas as mães, especialmente para as que também têm bebés pequeninos em casa. “Aproveitem o amor, os beijos e abraços. Há que olhar o lado positivo e darmos graças por termos uma família…. estar em família, com muito amor, é a melhor coisa do Mundo”.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala e DR
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram