Débora Monteiro
“Ser mãe é ainda mais difícil do que gerir a minha carreira”

Famosos

Aos 31 anos, o maior papel da atriz poderá estar quase a chegar…

Qui, 11/09/2014 - 23:00

Ainda a série Os Nossos Dias está no ar, na RTP1, onde desempenha o papel de uma professora tímida e romântica, e já estamos prestes a ver Débora Monteiro noutra produção, Mar Salgado, desta feita na SIC, onde dará vida a Rute, uma espevitada trabalhadora de uma fábrica de conservas que anseia por mais altos voos. Para trás pontua uma carreira construída a pulso, que começou na moda, aos 14 anos, e a levou posteriormente à representação, com participações em trabalhos diametralmente opostos, como a série juvenil Morangos com Açúcar, a telenovela Tempo de Viver, o filme de João Mário Grilo, Duas Mulheres, onde contracenou com Beatriz Batarda e deu brado nas cenas de nudez e amor lésbico, ou o remake de Dancin’ Days, onde desempenhava o papel de Cátia, uma empregada de loja que, à noite, se transfigurava e fazia striptease no varão. Pelo meio ainda ficaram dois anos sem trabalho, em que aceitou trabalhos de empregada doméstica, e permanece a sombra da incerteza típica da sua profissão, que a leva a pensar duas vezes antes de aceitar o seu maior papel. Mas que poderá estar para breve…
 
VIP – O que faz para manter essa figura invejável?
Débora Monteiro – Ando a ser acompanhada na clínica KoolDream pela nutricionista Cátia Costa e, basicamente, para mim, foi bom para abrir um bocadinho os olhos. Já trabalhei como manequim, agora estou a trabalhar como atriz e sempre fiz as minhas dietas e achava que fazia tudo corretamente. Fazia as dietas da moda e… estava a cometer muitos erros do ponto de vista alimentar e nutricional. Foi bom, para me ensinar… Foram feitos vários planos alimentares, porque os primeiros também não funcionaram, porque sou uma pessoa que gosta de comer e não ficava saciada, estava sempre com fome. Claro que também temos de saber lidar com isso: as pessoas quando querem fazer dieta passam um bocadinho de fome… Foi bom, ela tentou ver do que é que sou apreciadora, como é o meu dia-a-dia, os alimentos que costumo incluir na minha alimentação e adaptou-os a uma dieta saudável. E só tenho a agradecer-lhe porque noto diferenças em todos os sentidos. Não é só uma questão de físico, mas a nível de energia também me sinto muito melhor.
 
No fundo, o que é que mudou na sua alimentação diária?
Como várias vezes ao dia, muitas coisas saudáveis, mais vezes do que antes, porque ficava horas e horas sem comer, e reduzi as gorduras. No fundo, a alimentação que todos devíamos fazer…
 
E além das alterações nutricionais, também faz outros tratamentos?
Faço um acompanhamento regular com a Eliane Pinto, faço Vela Smooth (radiofrequência com infravermelhos) e iLipo (massagem para eliminar a celulite). Basicamente é para dar mais firmeza à pele e ficar assim mais uniforme, ou seja, para fugir ao efeito casca de laranja. Mesmo com uma boa alimentação e exercício físico, posso na mesma ter celulite, porque há pessoas com mais propensão do que outras. Posso manter uma boa alimentação, fazer bastante ginástica, mas, sem este acompanhamento, é um bocado mais difícil.
 
No seu caso, não deve ser genético, porque não tem fugido muito do corpo que tem agora…
Mas tenho-me controlado, ando sempre de rédea curta…
 
Alimentação, estética e, claro, ginásio. Que modalidades pratica? Como é um treino regular?
Não é bem no ginásio, é um treino que faço, à base de circuitos, basicamente de resistência e cardiofitness… Não tenho personal trainer, mas tenho que ter muito cuidado. Não posso fazer cross fit porque não posso alargar muito nas costas. Vivo da minha imagem, não posso ficar uma mulher toda musculada… 
 
Mudava alguma coisa no seu corpo?
Não, para já acho que ainda não mudava nada.
 
Que parte do seu corpo é que prefere?
Gosto muito dos meus ombros. O meu namorado costuma dizer-me: “tens umas clavículas tão bonitas”… Está sempre a brincar com isso. Gosto também muito da zona da minha barriga. Esse é o local em que eu consigo treinar e notar diferença muito mais rapidamente…
 
Leia a entrevista completa na edição número 895 da VIP, à venda nas bancas 
 
Texto: Luís Peniche; Fotos: Bruno Peres; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimental, com produtos Maybeline e L'Oréal Professionel

Siga a Revista VIP no Instagram