Saúde
Ser mais jovem, viver mais, viver melhor

Saúde e Beleza

Os alimentos são o fundamento da saúde

Ter, 25/08/2015 - 8:00

Vivermos bem é o mais básico segredo para uma vida longa e saudável. Isto significa estarmos bem connosco e com o mundo, alimentarmo-nos corretamente, cuidarmos do nosso corpo e do nosso rosto, mantermos um nível adequado de atividade física e sermos positivos.
Em termos físicos, a boa alimentação, equilibrada e saudável, é imprescindível. Somos verdadeiramente aquilo que comemos. Mas para ter mais beleza, saúde e longevidade falamos também numa reeducação comportamental, uma alteração na forma como encaramos a vida, onde se inclui a base da nossa qualidade de vida, que é a alimentação. 

Quando falo em reeducação alimentar, falo numa nova maneira de agirmos e de olharmos para os alimentos como fundamento da nossa saúde e da nossa juventude. É um plano conjugado, onde se pretende que os hábitos alimentares sejam naturalmente encarados como a base da nossa saúde, tornando-se mais uma filosofia de vida do que uma simples dieta. 

Deve ser ao mesmo tempo incentivado um modo de vida saudável, com um nível de atividade física que mantenha o nosso corpo afinado e estimulado, e que também contribui para o controlo do stresse, e cuidados específicos com o nosso corpo e o nosso rosto. 

Quase tudo o que fazemos interfere com a nossa expectativa de longevidade. Claro que todos pretendemos viver muito tempo, sim, mas com uma boa qualidade de vida, com saúde e com um aspeto jovem. 

Há vários tratamentos, disciplinas e produtos da Clínica do Tempo que se unem para promover essa longevidade com juventude. Por um lado, a consulta de nutrição, na vertente de reeducação alimentar e comportamental, que é a base de qualquer processo que tenha início na Clínica do Tempo. É o primeiro passo. Depois, existem os tratamentos específicos para corpo e para rosto, que são complementos à criação dessa “tal” filosofia de vida que se pretende implementar. É o aprendermos a olhar para nós com respeito e amor. É gostarmos de nós. É aumentar a nossa autoestima. Isso é possível tão mais rapidamente quanto mais depressa pudermos ver resultados físicos factuais. A nossa vontade de cuidar de nós aumenta e é mais entusiasmante manter os resultados adquiridos do que fazer um esforço demorado para conseguir chegar à forma física desejada.

Não há elixires da juventude. Nós damos toda a tecnologia, todos os meios, todas as técnicas, todas as orien­tações para que as pessoas atrasem o seu relógio biológico, mais ainda, que o façam regredir no tempo. Mas se uma pessoa não quiser investir em si própria, seguindo todas as nossas orientações, os resultados não vão ser aqueles que poderiam ser se tudo fosse cumprido e fosse abraçada essa nova filosofia de vida que queremos incutir. Por isso, nós damos o “líquido do elixir da juventude”, mas é preciso que ele “seja bebido” e se torne parte integrante de um novo estilo de vida. 

Humberto Barbosa  – Especialista em Nutrição e Longevidade e Fundador da Clínica do Tempo

Siga a Revista VIP no Instagram