A mudança da hora realizar-se-á este ano na madrugada de sábado, 28 de outubro para domingo, 29 de outubro. A Dra. Joana Sousa, psicóloga e hipnoterapeuta das Clínicas Dr. Alberto Lopes, fala-nos do impacto da mudança na hora e as estratégias a adotar!
“Cada vez mais especialistas na área do Sono, defendem que a mudança para o horário de Verão acarreta efeitos negativos para a saúde, nomeadamente, alteração do ritmo circadiano, alterações de humor, possíveis descompensações cardiovasculares e metabólicas, ansiedade e estados depressivos. O nosso organismo regula-se pelo ciclo dia-noite e a ação de todas as nossas hormonas tem uma hora estabelecida. Se a hora muda, todo o organismo fica desregulado, sendo necessário tempo para o mesmo se adaptar ao novo horário. Algumas pessoas levam até cerca de uma semana para se adaptarem completamente.”
OS SINTOMAS NA SAÚDE
“Entre os sintomas provocados pela mudança da hora existe a prevalência de insónias, sono fragmentado, dores de cabeça, cefaleias, náuseas, ansiedade, falta de atenção, dificuldades de memória e alterações de humor.
Pessoas que já apresentam dificuldades em relação ao sono, pessoas deprimidas, ansiosas, pessoas idosas e adolescentes são os mais afetados por este acontecimento. Nestes grupos a sincronização do organismo pode ser mais lenta.”
AS ESTRATÉGIAS A ADOTAR
“Há estratégias que se pode implementar no próprio dia da mudança da hora para que o impacto desta alteração seja menor e para que os efeitos sejam minimizados: deve-se fazer gradualmente uma adaptação, por exemplo levantar-se um pouco mais cedo e fazer as refeições também um pouco mais cedo, para que a mudança de horário não seja tão agressiva para o organismo. Evitar as sestas, o exercício físico tardio, não utilizar dispositivos eletrónicos são outros exemplos. Realizar técnicas de relaxamento e de Auto-hipnose também podem ser uma boa solução para que esta adaptação seja feita de forma mais tranquila e saudável.
Por sua vez, uma hora a mais de sono pode ser benéfico para quem necessita de dormir mais, sendo que o impacto desta hora de sono é maior em quem se deita mais tarde e em quem se levanta também mais tarde.
Em consonância com a opinião de alguns especialistas da área da Medicina do Sono, que alertam para os prejuízos da mudança de horário, cada vez mais se defende o fim desta mudança, aproximando-nos o máximo possível da hora solar, pois o nosso organismo regula-se por esse ciclo dia-noite, esse é o ciclo ideal, desse modo muitas das problemáticas associadas diminuiriam significativamente, além de que seria uma medida que iria promover bem-estar e saúde, e como sabemos mais qualidade de vida também significa maior produtividade.”
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”