Não devemos desvalorizar a importância da escolha das cores na promoção do bem-estar emocional, tanto em crianças como adultos.
“Num espaço pessoal como o quarto, onde passamos uma parte significativa do nosso tempo, a escolha das cores pode ser importante, seja para a regulação do sono, como na criação de um ambiente propício ao descanso físico e à harmonia emocional.” Como tal, o Dr. Paulo Dias, Neuropsicólogo das Clínicas Dr. Alberto Lopes, ajuda-nos a ter uma melhor percepção dessas cores.
“Por exemplo, tons suaves como o azul e o verde promovem a sensação de calma e ajuda as crianças a relaxarem, melhorando a qualidade do sono. Cores mais vibrantes como o vermelho e o amarelo podem aumentar a energia e a criatividade, podendo ser benéficas para o desenvolvimento cognitivo em espaços criativos e educacionais, mas em espaços de descanso, quando utilizadas em excesso, podem perturbar o sono e causar alguma agitação motora. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio, especialmente no quarto, para oferecer estímulos visuais positivos sem sobrecarregar o sistema nervoso das crianças.
Para adultos, cores neutras como o cinza, branco e o bege são potencializadores de um ambiente de maior tranquilidade e serenidade, contribuindo para o relaxamento e descanso, especialmente considerando que o quarto muitas vezes funciona como um refúgio ao stress diário.
Contudo, é fundamental ter em conta as preferências individuais na escolha das cores, porque enquanto algumas pessoas preferem tons suaves, outras gostam de cores mais quentes e vibrantes para criar um espaço acolhedor. O importante é considerar o impacto emocional de cada cor e adaptar o ambiente às necessidades e gostos de cada um.
Criar um ambiente que favoreça tranquilidade, relaxamento e conforto emocional pode contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida e saúde mental.”
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”