Saúde e bem-estar
Cuidados obrigatórios a ter com a pele das crianças depois da quarentena

Saúde e Beleza

Com o fim da quarentena cada vez mais próximo e com a chegada da primavera, é preciso, mais do que nunca, proteger a pele sensível das crianças no « regresso» à rua.

Qui, 30/04/2020 - 13:00

O estado de emergência termina este sábado, 2 de maio, e como tal, vai ser possível dar um passeio higiénico com os mais novos na rua. No entanto, mais do que nunca, é fundamental proteger a pele das crianças, que está vulnerável após tantos dias de confinamento.

O facto de termos cumprido quase dois meses de confinamento e de termos estado pouco expostos à luz solar, a pele está muito mais delicada, principalmente a das crianças e, por essa razão, há algumas precauções que deve ter em conta.

O cuidado básico é proteger as crianças com protetor solar, com fator de proteção 50+, mesmo se o tempo estiver nublado, uma vez que a incidência de raios UV continua alta e, na primavera, são muito mais inclinados e incidentes.

Os óculos escuros ou chapéus com pala também são importantes para proteger os olhos das crianças e os chapéus devem ser também utilizados para proteger a cabeça.

«Obrigue» os mais novos a beber muita água e a usar creme hidratante depois do banho, tal como os adultos. Uma boa forma de os convencer a adquirir esses hábitos pode ser exatamente essa comparação à vida adulta – normalmente, as crianças querem ser como os «crescidos».

É verdade que a pele e o organismo precisa de Vitamina D e a luz solar é a maior fonte desta vitamina. No entanto, deve controlar o tempo ao qual as crianças estão expostas e evitar as horas de maior calor. O protetor é essencial porque a pele é seis vezes mais fina do que a de um adulto e, por essa razão, a melanina produzida pela luz solar não é suficiente para proteger os tecidos sensível da pele.

Para um primeiro contacto com o exterior, opte por levar os mais novos apenas uma hora por dia à rua e evite as horas mais quentes [entre as 12h e as 16h].

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

Siga a Revista VIP no Instagram