Saúde
Cinco formas de adormecer quando se sofre de ansiedade

Saúde e Beleza

A ansiedade afeta cada vez mais pessoas. Desde o nó na garganta à falta de ar, este estado psicológico provocado por nervosismo, medo ou stress acaba por se manifestar numa forma física. Com vidas cada vez mais agitadas conheça algumas formas de adormecer quando sofrer deste transtorno.

Qua, 22/03/2017 - 19:30

Conhecida como o mal do século, a ansiedade é um transtorno que afeta cada vez mais pessoas das mais variadas. A ansiedade é uma manifestação física da incapacidade de conseguirmos gerir certas emoções, em determinadas situações. Nervosismo, medo, cansaço extremo, stress são alguns dos estados de espírito que levam uma pessoa a sentir sintomas como falta de ar, apertos no peito, suores, baixa de tensão, sensação de ter um nó na garganta, entre muitas outras sensações físicas, extremamente desagradáveis. Em casos mais graves, existem mesmo pessoas que sofrem de ataques de pânico e insónias que podem persistir durante dias.

Seja qual for o seu grau de ansiedade temos 5 dicas para conseguir adormecer quando estiver a sentir estes sintomas. Afinal de contas, todos nós já passamos por um momento de nervosismo na vida.

1. Tenha um horário para dormir

A rotina pode ser um grande aliado para quem sofre de ansiedade. Se se deitar e acordar sempre à mesma hora verá que vai começar a dormir muito melhor, pois o seu corpo vai começar a “ligar” e “desligar” naturalmente. Assim, não terá de passar por toda a fase de se preocupar em adormecer.

2. Faça exercício físico

Para além de fazer bem à saúde, como toda agente já sabe, o exercício físico faz com que gaste mais energia e que assim, o seu corpo se sinta mais cansado e tenha uma maior necessidade de descansar, ou seja, de dormir. Experimente praticar Yoga e beneficie do exercício físico e da arte de relaxar de uma só vez.

3. Não se feche no quarto

Normalmente, quando as pessoas se sentem ansiosas têm a tendência de se esconderem e fecharem num quarto o mais longe possível do resto do mundo. O quarto onde dormimos é frequentemente o local para onde fugimos. O problema é que quando passamos muito tempo num sitio, stressados, inconscientemente passamos a associar aquele local a um espaço de ansiedade. Para dormir bem, não faça do seu quarto uma sala de pânico. Quando tiver episódios de ansiedade tente não estar no seu quarto para que este permaneça um retiro calmo e seguro para si.

4. Obrigatório: desligue o telemóvel

Existem centenas de estudos científicos que provam que os telemóveis são muitas vezes a causa da nossa ansiedade. Tendo sempre o telemóvel ligado fica difícil desligar das nossas responsabilidades e problemas. Se gosta de fazer algo antes de ir para a cama dormir, porque não ler um bom livro? Resultou durante séculos.

5. Coma bem!

Este conselho também não é novidade para qualquer pessoa que queira ter uma vida mais saudável. Mas a verdade é que comer de uma forma equilibrada tem um impacto muito maior do que as pessoas acham na ansiedade. Café, bebidas energéticas e certos alimentos podem mesmo despoletar este transtorno em certas pessoas. Marque uma consulta com um nutricionista e perceba o que deve ou não comer.

Foto: DR

Siga a Revista VIP no Instagram