O Santo António está a chegar, por isso a VIP partilha esta receita das tradicionais sardinhas, que não podem faltar na mesa dos portugueses nesta época. Esta sexta-feira, dia 5 de junho, os bairros de Lisboa apresentavam as suas marchas no Altice Arena, mas o espetáculo foi cancelado devido à pandemia do coronavírus.
A covid-19 cancelou todos os festejos dos Santos Populares de norte a sul do País. Mas, para que a tradição se mantenha, sugerimos esta receita de sardinhas.
Receita de sardinha com esmagada de batata
-4 porções, 40 minutos
Ingredientes: 12 sardinhas , 200 g de batata-doce, 200 g de batatas, 4 folhas de couve portuguesa, 2
dentes de alho, 50 ml de azeite, 1/2 pimento vermelho, sal, pimenta e rúcula q.b.
Modo de Preparação:
1- Tempere as sardinhas com sal grosso e reserve-as. Lave as batatas e coza-as com a pele em água e sal. À parte, coza a folhas de couve em água igualmente temperada com sal. Depois de cozidas, escorra as batatas e pele-as. Corte-as em pedaços e esmague-as. Escorra a couve e corte-a em pedaços. Envolva-os com as batatas e reserve.
2- Esmague os dentes de alho e leve-os ao lume a alourar no azeite. Junte o pimento em tiras e a esmagada de batata e couve e envolva tudo muito bem. Retire e reserve quente. Grelhe agora as sardinhas, de ambos as lados. Sirva-as sobre a esmagada moldada em bolas, decorando com rúcula.
NOTA: A batata-doce demora mais tempo a cozer, no entanto, como vai esmagá-las, pode cozê-las em simultâneo com as outras.
Mais receitas no site da Cozinhar sem Stress
Siga a Revista VIP no Instagram