Portugal conhece o rosto de Catarina Matos das mais variadas novelas. A atriz já conta com vários anos de carreira em televisão, mas há três que não contactava com uma câmara. É isto que começa por contar na última publicação.
Catarina Matos participou na novela A Herdeira, na TVI, e desde então tem estado afastada do pequeno ecrã.
Agora, chegou a hora do seu regresso e nem tudo correu «às mil maravilhas». Revoltada com alguns aspetos deste retorno, a intérprete fez uma longa publicação no Facebook onde fala sobre o contacto com Sara Matos, durante as gravações.
«Quase me fez sentir obsoleta»
Aceitando o desafio de participar na novela Vidas Opostas, Catarina Matos conta que foi ensinada por Sara Matos, que tem menos anos de carreira, no que toca ao «posicionamento de câmaras, ações físicas e demais interpretações de cenas».
«Tudo fiz para me aproximar dela», continua a dizer. «Quase me fez sentir obsoleta, não fosse ser tão pouco empática, novinha, imberbe… e eu velha a sentir-me agonizada», afirmou.
A publicação completa:
«Ontem gravei ‘umas cenas’ – 4, para ser exata, – para a telenovela Vidas Opostas, SIC. Não gravava para televisão desde A Única Mulher, TVI, pelo que me soube pela vida. Três anos sem qualquer ‘confronto’ com uma câmara!
Ontem pude finalmente interpretar uma Mulher nem fraca, nem maternal, nem resignada (ao invés das que venho interpretando há mais de 25 anos – e se entendo/sinto bem a ‘maternalidade’, a ‘resignação’ só me dá vontade de um bom espancamento! – tenho sempre um imenso conflito interno de ódio pelas minhas personagens… e pela minha interpretação delas, claro, que nunca sinto verdadeira ou realista) – NÓS, MULHERES, SOMOS DE LUTA, CONFRONTO, RESILIÊNCIA, RESISTÊNCIA… e até “nagging” (infelizmente!).
Ontem não interpretei ‘sentada no sofá’ ou ‘atrás do balcão’: andei, soquei, fugi…. Pude mudar a minha voz! Anos de Ginásticas de Competição, de imensa força física, só neste pequeníssimo papel foram um nada redimidos ou compensados. Nem perto do que posso, claro…
Pena que este papel (pequenino, mas LINDO!) venha numa altura em que eu já tinha desistido desta carreira de atriz; em que o meu corpo já é (à vista) só gordura e peso (a flexibilidade mantém-se: espargatas sem aquecimento é exemplo…)
Vi, a protagonista da novela – Sara Matos, ensinar-me sobre posicionamento de câmaras, ações físicas e demais interpretações de cenas! Tudo fiz para me aproximar dela! Quase me fez sentir obsoleta, não fosse ser tão pouco empática, novinha, imberbe… e eu velha (e já tendo estado na sua posição!) a sentir-me agonizada.
Apesar de tudo, próxima dos 50, continuo a acreditar que possam acreditar em mim. Estar tão à parte de todas as normas, preconceitos (rácicos, sociais,marketing….) é uma m****.
Agradeço ao Jorge Queiroga a realização, (ADORO- sempre, há muito tempo!); à Iolanda Laranjeiro a direção: mas nem sempre a melhor direção, face às nossas fragilidades, dúvidas…. (somos atores, tão frágeis, quase todos…: ‘No news is good news’ nem sempre é o que precisamos de ouvir! Muitas vezes, precisamos de um reforço mais positivo. E de que tirem mais de nós….) Mais um post em que me ‘entalo’! Em nada me ralo… 35 anos de só trabalhar/pensar/ sonhar/viver ‘disto’ já foi um bom percurso!».
VEJA AINDA: Sara Matos irrita SIC com exigências
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram