As castanhas são as protagonistas da tradição de São Martinho, que se celebra no dia 11 de novembro, mas a verdade é que este alimento tem muitos benefícios e pode ser incluído na nossa alimentação durante todo o ano. A nutricionista Cláudia Maranhoto, da clínica Mais Bem Estar Viseu, revelou ao site da VIP todos os benefícios deste fruto e como o podemos consumir.
A castanha é um fruto amiláceo, um género de hidrato de carbono com menos água do que as restantes frutas e com muito menos gordura que os frutos secos. Exatamente por ser um fruto rico em hidratos, a castanha é muitas vezes excluída das dietas por estar associada ao aumento de peso.
No entanto, este fruto pode ser um excelente aliado das dietas saudáveis, não só por poder substituir outros hidratos, como também por conter imensos benefícios: é rico em fibras, em vitamina B6, em potássio e em ácido fólico. É um alimento muito saciante e pode ajudar a controlar a fome, desde que seja consumida com moderação.
Como incluir a castanha na alimentação?
A castanha pode ser incluída no plano alimentar de diversas formas: como hidrato de carbono, substituindo o arroz, a massa ou a batata; como um lanche [fazer meia dúzia de castanhas assadas ou cozidas e acompanhá-las com um chá] por serem extremamente saciantes; ou na sopa em vez da batata, tornará a sopa cremosa e saborosa. Além disso, não é preciso usar muitas castanhas para que a sopa ganhe a consistência pretendida.
Sopa de castanhas com cogumelo shimeji e espinafres
Se a ideia da sopa o deixou com ‘água na boca’, fique a conhecer a receita de sopa de castanhas com cogumelo shimeji e espinafres, recomendada pela nutricionista Cláudia Maranhoto.
Ingredientes – Para 4/5 pessoas:
200g de castanhas
1 Curgete
100g de abóbora manteiga
150g de cogumelos Shimeji
1 Cebola
2 Dentes de alho
200g de Espinafres
Sal a gosto
Preparação:
1- Asse ou coza as castanhas e descasque.
2- Descasque a abóbora, a cebola e a curgete e corte em pedaços. Descasque os alhos e junte todos numa panela. Adicione os cogumelos lavados e sem a parte da raiz e as castanhas descascadas, reservando 1 castanha por pessoa, para finalizar o empratamento.
3- Tape com água só até meio dos vegetais. Adicione o sal.
4- Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, verifique se a abóbora está cozida.
5- Passe com a varinha mágica ou no robô de cozinha. Se considerar que está muito espessa, adicione água para obter a textura do seu gosto.
6- Leve novamente ao lume adicionando os espinafres previamente preparados. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
7- Sirva a sopa salpicando com a castanha reservada, desfeita em pequenos pedaços.
«A castanha é um bom alimento, natural e delicioso, e como é tão curta sua época, deve aproveitar esta pequena maravilha que o outono nos traz. Uma dúzia de castanhas, não é uma quantidade excessiva e vai saber-lhe tão bem! Prefira evitar alimentos processados, embalados, esses sem conteúdo nutricional de interesse», aconselha a nutricionista.
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
VEJA AINDA: Comer castanhas assadas sem comprometer a dieta
LEIA TAMBÉM: Os 5 benefícios da castanha que vai querer saber
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”