Salvador Sobral: das rebeldias às conquistas
Os acontecimentos mais marcantes na vida do cantor que venceu a Eurovisão

Nacional

Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção há dois anos. A grande vitória, que elevou Portugal ao topo do certame, aconteceu a 13 de maio de 2017.

Ter, 14/05/2019 - 8:00

Salvador Sobral elevou Portugal ao patamar máximo d  Festival Eurovisão da Canção, ao sagrar-se vencedor, na edição que se realizou em Kiev, na Ucrânia, a 13 de maio de 2017. De cordar que o cantor venceu ao interpretar o tema Amar Pelos Dois, escrito pela irmã, Luísa Sobral. Salvador conseguiu juntar 758 pontos, uma votação histórica no certame. Passaram-se precisamente dois anos desde este grande acontecimento e muito mudou na vida do cantor.

Salvador chegou a Portugal a 14 de maio de 2017 já depois de ter sido consagrado vencedor do festival. A delegação portuguesa aterrou, em Lisboa, às 15 horas e 50 minutos, num voo airbus 320 da TAP Portugal e foi recebido por milhares de portugueses no aeroporto de Lisboa.

Mais tarde, tanto Salvador como Luísa Sobral foram recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, tendo recebido um voto de saudação no Parlamento.

Recorde, de seguida, a interpretação do cantor:

Como surgiram as críticas

Em junho de 2017, Portugal foi devastado por vários incêndios levando a que as principais estações de televisão, rádio e tantos outros órgãos de comunicação se unissem para a realização de um espetáculo único, Juntos Por Todos, que angariou vários donativos para ajudar os bombeiros no combate aos incêndios. Foi precisamente neste evento que Salvador Sobral subiu ao palco para interpretar algumas músicas do seu reportório, mas também a música que o fez ganhar o Festival da Canção, Amar Pelos Dois. No entanto, um comentário menos positivo feito pelo cantor levou a que o público o criticasse nas redes sociais. «Vou dar um peido a ver se continuam a bater palmas.»

Já perto do final do ano, mais precisamente a 8 de dezembro de 2017, Salvador Sobral fez o transplante de coração pelo qual aguardou durante toda a sua participação no Festival da Canção e posteriormente no Festival Eurovisão da Canção. Na altura, houve três pedidos feitos pelo artista que se tornaram notícia dadas as condições do cantor. Salvador terá perguntado se o médico «estava em boa forma», pediu para «ouvir música clássica» e desejou «boa sorte» ao profissional que o iria operar.

Já em 2018, Salvador Sobral ganhou o Globo de Ouro de Melhor Música para o tema Amar Pelos Dois. Nessa mesma noite o cantor recebeu a nomeação para Melhor Intérprete, mas acabou por perder.

Em dezembro de 2018, Salvador Sobral casou-se em segredo com a atriz francesa, Jenna Thiam numa cerimónia bastante emotiva e cheia de surpresas.

Texto: André da Silva Carvalho; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram