Consoante a opinião dos nutricionistas, é de evitar comer certos alimentos à noite, nomeadamente hidratos de carbono, de modo a fazer uma refeição leve.
Contudo, fazer uma refeição pouco calórica não é sinónimo de passar fome e, ir para a cama de barriga vazia, não é de todo uma opção saudável.
«A melhor maneira de comer é aquela que respeita o relógio interno»
Myriam Yébenes, diretora de um Instituto de Beleza em Espanha, explica: «o que comemos tem muito mais influência sobre o nosso peso do que a hora a que comemos. O que é essêncial é manter uma dieta saudável, onde a base são as frutas, os legumes, as proteínas e as gorduras saudáveis».
Desta forma, «A melhor maneira de comer é aquela que respeita o relógio interno: o ideal é jantar entre as 19h e as 21h e ir para a cama às 23h. Jantar mais tarde pode aumentar o peso, a insulina e os níveis de colesterol», refere.
O ideal será ir para a cama depois de um jantar equilibrado e saudável, de forma a ficar satisfeito e com as calorias suficientes. O meio termo é a melhor opção para uma noite bem dormida.
«Devemos evitar beber muitos líquidos antes de dormir»
Marta Vallejo, especialista em Nutrição Clínica e Dietética, acrescenta que «o melhor para manter a linha e adormecer é um jantar fácil de digerir. Como regra geral, legumes é mais aconselhável, tais como feijão verde, brócolos, espinafres, cozidos, assados ou grelhados». A nutricionista completou: «Para acompanhar, as proteínas magras são melhores, sem muita gordura para aliviar a digestão».
Laura Parada, também nutricionista, aconselha que «devemos evitar beber muitos líquidos antes de dormir, como chá, café ou álcool (bebidas estimulantes). Devemos ainda evitar alimentos com efeito diurético como aipo, couve de bruxelas, tomates ou bananas, de forma a evitar acordar durante a noite para ir à casa de banho».
VEJA AINDA: O sumo mágico da juventude de Victoria Beckham
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram