Ruy de Carvalho está de parabéns!
Ator completa 92 primaveras

Nacional

Ruy de Carvalho é considerado um dos mais célebres atores portugueses e vai ser homenageado na noite desta sexta-feira, 1 de março

Sex, 01/03/2019 - 7:45

Esta sexta-feira, 1 de março, Ruy de Carvalho está de parabéns. Considerado um dos mais célebres atores portugueses, o artista comemora 92 anos esta noite e vai ser homenageado num jantar em Cascais. 

Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha, Tânia Ribas de Oliveira, Eunice Muñoz, Júlio Isidro, Diogo Infante, Alice Vieira, Simone de Oliveira são algums dos nomes confirmados na festa.

Uma carreira recheada de sucessos

Nasceu a 1 de Março de 1927, numa família lisboeta de classe média. Os pais nunca o impediram de seguir o sonho de ser artista embora o pai, militar de carreira, tivesse preferido que ele tivesse seguido uma carreira castrense.

Desde novo tomou contacto com as artes, muito por culpa da mãe, pianista, que lhe incutiu o gosto pela música, poesia e literatura.

O ‘bichinho’ do teatro não tardou em chegar e, aos quinze anos, iniciou a carreira de ator, em 1942, ainda como amador, no Grupo da Mocidade Portuguesa. Estreou-se na peça O Jogo para o Natal de Cristo, encenado por aquele que viria a ser um dos grandes nomes do teatro e cinema nacionais e grande amigo, Ribeirinho.

Entre 1945 e 1950, frequentou o curso de Teatro e Formação de Atores no Conservatório Nacional, acabando o curso em 1959, com 18 valores.

A estreia profissional acontece em 1947, no Teatro Nacional, na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, com a comédia de Roger Ferdinand, Rapazes de Hoje. Três anos depois destaca-se pela sua interpretação de Eric Birling, em Está Lá Fora Um Inspector, de J. B. Priestley, estreado no Teatro Avenida.

Ruy de Carvalho é um dos atores mais premiados de sempre

O jovem Ruy de Carvalho começa um percurso nos palcos repleto de sucessos, no Teatro do Povo (mais tarde Teatro Nacional Popular), onde participaria em todas as peças das temporadas de Verão, sob direção de Ribeirinho, até 1958.

A par do teatro, Ruy de Carvalho teve igualmente uma atividade regular em cinema, onde se estreou em 1951, com Eram 200 Irmãos, de Armando Vieira Pinto.

Esteve sempre presente no pequeno ecrã desde o início da história da televisão portuguesa mas foi a partir da década de 1990 que os telespetadores se habituaram a vê-lo regularmente em telenovelas e séries.

Ficam para sempre as personagens em Vila Faia, em 1982, em que deu vida a Gonçalo Marques Vila, e Origens, no ano seguinte, em que dava vida a Gaspar, um professor de música apaixonado por Mariana Rey Monteiro. Na TVI e na RTP, participou em inúmeros êxitos de audiência: Todo o Tempo do Mundo, Saber Amar, Olhos de Água, Filha do Mar, Sonhos Traídos, Tempo de Viver, Sedução, Inspector Max e Bem-vindos a Beirais.

E, porque nunca é tarde para mudar, este ano será a estreia do ator consagrado na única estação de televisão para a qual nunca tinha trabalhado, a SIC. Ruy de Carvalho integrará o elenco da próxima novela da estação de Paço de Arcos, cujo nome provisório é Lua de Sal.

Ruy de Carvalho é um dos atores mais premiados e distinguidos ao longo da sua carreira, continuando a somar dezenas de prémios aos 92 anos.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotos: Arquivo Impala

Siga a Revista VIP no Instagram