Rui Unas é um verdadeiro “porta-voz” no que diz respeito a causa. Na novela “Nazaré”, da SIC, o ator interpretou um agressor e fez campanha contra a violência doméstica e, agora, aliou-se a uma nova causa contra o racismo.
“Fui crescendo no seio da normalização do preconceito ‘racial’”
“Nasci em 1974… nos anos 80 o racismo propagava-se livremente, nas anedotas, nas histórias que ‘os pretos fizeram isto ou aquilo’, apontava-se na rua quando se via um casal de negro/negra com branca/branco. E fui crescendo no seio da normalização do preconceito ‘racial’“, começa por escrever no Instagram.
E continua: “Não sei em que momento comecei a desconstrui-lo, mas seguramente foi quando o assumi, mesmo sendo não consciente e não intencional. É o primeiro passo de um processo de transformação contínuo. É chocante e desconfortável, mas é a verdade”, assume.
“É muito errado fazer classificações com base na raça”
O artista é casado com Hanna – mulher com tom de pele mais moreno – há 16 anos e realça que todos temos de estar atentos a este processo de “desconstrução”: “Hoje, mais do que nunca, quando os extremos se expressam e normalizam o que não pode ser ‘normalizável’ numa sociedade evoluída, urge essa desconstrução. De todas as partes.”
E faz um apelo aos seguidores: “Vamos partir apenas de uma premissa: É muito errado fazer classificações e distinções com base na raça porque biologicamente não existem raças humanas.”
Combater os preconceitos estruturais
O ator deu a conhecer que esta partilha e desabafo vão ao encontro da “iniciativa humanitária do movimento ‘EM DESCONSTRUÇÃO’, que luta para combater e consciencializar sobre preconceitos estruturais.”
No cartaz da campanha, aparece uma imagem de Unas a dizer: “Sou um racista em desconstrução!”
Veja a fotografia na nossa galeria.
Texto: Andreia Costinha de Miranda; Fotos: Reprodução Redes Sociais
VEJA AINDA: Rui Unas denuncia mensagem de ódio que recebeu
Siga a Revista VIP no Instagram