Roupa
Conheça os truques milagrosos que tiram as nódoas mais difíceis

Estilo de Vida

Há nódoas na roupa que são tão difíceis de tirar que, por vezes, colocamos a peça no lixo. Descubra agora algumas dicas para deixar a peça de roupa impecável!

Seg, 16/01/2023 - 21:30

Tirar nódoas difíceis da roupa é, seguramente, uma daquelas provações com que a maioria das pessoas já se deparou. É uma tarefa chata, que consome muito tempo e nem sempre é bem sucedida. Mas não desespere. A verdade, é que quase tudo tem solução. E nós dizemos-lhe como pode acabar com essas manchas indesejáveis e persistentes.

O método de tirar nódoas da roupa varia consoante o tipo de tecido e a substância que o sujou. Contudo, há uma regra comum e muito importante: tratar a mancha o mais cedo possível, de forma a que não seja demasiado absorvida. Assim, será mais fácil removê-la.

Reunimos vários truques e dicas de alguns especialistas para o ajudar a eliminar diversos tipos de nódoas. Prepare-se: bicarbonato de sódio, sabão, limão, vinagre ou gelo vão tornar-se nos seus (nossos) melhores aliados.

Nódoas difíceis de origem desconhecida

Não sabe como é que lá foi parar, mas desafia os limites da esperança. Mergulhe a nódoa em água fria por 20 minutos. De seguida, é tempo de juntar uma colher de sopa de vinagre branco, com outra de detergente da loiça e um novo copo.

Relva

Aqui a solução está na pasta dentífrica branca. Aplique um pouco na nódoa, mergulhe e escova a mancha em água morna e esfregue até remover por completo. Depois, é só lavar de forma habitual.

Vinho tinto, café, chocolate ou qualquer bebida mais escura

Neste campo, há várias soluções apresentadas. Há quem defenda que a farinha ou o pó de talco, seguido de lavagem com água e sabão ou na máquina, ajudam a remover a mancha de vinho. Também é sugerido colocar sal em cima da mancha. Deixar atuar cinco minutos, depois retirá-lo e aplicar uma mistura de três medidas de vinagre branco para uma de água.

Para uma peça manchada com café, chocolate, vinho ou qualquer bebida mais escura, pode utilizar um rolo de cozinha para absorver o líquido e, depois, passar um cubo de gelo na zona manchada com muito cuidado.  Também pode aplicar vinagre e álcool em partes iguais com a ajuda de um pano humedecido.

Para este tipo de nódoas pode ainda fazer uma pasta com duas partes de bicarbonato de sódio para uma de água. Coloque esta mistura por cima da mancha, deixe atuar e depois faça uma lavagem normal.

Para nódoas de chocolate já ressequidas, aplicar um pouco de bicabornato de sódio com detergente da loiça, esfregar e lavar.

Batom

Comece por espalhar um pouco de detergente por cima da mancha. Depois, esfregue a zona manchada com gelo até a nódoa sair por completo. Em roupas brancas, pode passar com acetona.

As manchas de batom também são facilmente removidas com água oxigenada. Faça uma mistura de uma colher de sopa de água oxigenada com três de água, embeba a nódoa neste preparado e deixe atuar. Depois, lave de forma habitual.

Pastilha elástica

Coloque dois cubos de gelo num saco de plástico e faça movimentos circulares em cima da pastilha elástica até esta endurecer. Depois, use uma espátula para retirá-la. Pode também meter a peça no congelador para secar a pastilha elástica e ser mais fácil a remoção.

Tomate

Junte duas colheres de sopa de vinagre branco e uma de detergente da loiça a um litro de água fria. Mergulhe a peça nessa mistura, espere uma hora e esfregue.

Verniz das unhas

Vire a mancha do avesso e pouse-a sobre um papel absorvente ou pano limpo. Depois, é começar a esfregar com acetona até desaparecer. Depois, é só lavar de forma habitual.

Ameixa

Mergulhe a nódoa em água fria e deixe repousar duas horas. Findo este tempo, aplique detergente da loiça e deixe repousar 15 minuto

Cereja

Sumo de limão aplicado diretamente na nódoa, seguido de sabão azul e branco. Depois, é tempo de repousar 20 minutos. Pode ainda aplicar água oxigenada se a nódoa persistir.

Gordura

O melhor aliado nas nódoas de gordura são mesmo umas gotas de detergente da loiça. Mas há outras possibilidade. Água quente com sabão azul e branco e um pouco de detergente da roupa; pó de talco ou um pedaço de cebola sobre a nódoa. Se o tecido for delicado, o melhor é recorrer ao éter ou benzina num pedacinho de algodão.

Sangue

Há várias possibilidades e todas envolvem água fria. Coloque a peça de molho numa solução com água e sal; também é possível aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar repousar cinco minutos antes da lavagem; E ainda usar um preparado que inclui uma colher de sabão líquido, outra de amoníaco e meia chávena de água gelada.

Ainda há quem defenda que a saliva é o melhor tratamento para manchas de sangue. E que pode mesmo ser mais eficaz que um tira-nódoas comercial.

Caneta

Embeba a nódoa em leite quente por duas horas ou em sal e sumo de limão durante uma. Lavar posteriormente. Outra sugestão é, por exemplo, borrifar a roupa com laca de cabelo, deixar secar e lavar depois em água fria com detergente.

Suor

Quando as t-shirts e camisas ficam manchadas de amarelo devido ao suor nas axilas, este truque pode ser uma solução fácil para descolorar. Basta borrifar a mancha com vinagre branco, deixar de molho por 30 minutos e depois lavar com detergente.

Foto: Vidar Nordli-Mathisen on Unsplash

Siga a Revista VIP no Instagram