Júlia Pinheiro recebeu Rosa Villa, de 56 anos, no programa Júlia, da SIC, desta quarta-feira, dia 29 de abril, e a atriz despiu-se de preconceitos e abriu o coração à apresentadora. Pela primeira vez, a artista recordou, bastante emocionada, o período conturbado do vício das drogas e do álcool.
O excesso e a pressão no trabalho levaram-na a consumir cocaína, até a situação se descontrolar. «Tudo começa porque o trabalho era muito. Fazia teatro, televisão. Na altura era novela atrás de novela, sempre a trabalhar. Houve um dia em que estava no lugar errado, à hora errada com as pessoas erradas… chegamos a um ponto em que não se controla nada», começa por contar.
Foi nesta altura que decidiu falar abertamente com o marido, Jorge Estreia, de quem tem uma filha, Rafaela, de 21 anos. Até porque foi controntada pelo também ator. «Ele apercebe-se, temos uma conversa… foi uma grande complicação e ele sai de casa. Não o posso condenar por isso, porque uma pessoa que está viciada, sobretudo na cocaína, começa a descompensar. Ficamos mais ansiosos, mais enervados. Há uma certa hiperatividade e tudo isso descompensa numa relação», diz..
Foram cinco anos até se recuperar. O casamento de 16 anos terminou de imediato, mas a filha foi um grande apoio. «Eu tenho uma grande filha, muito bem estruturada», refere, de lágrimas nos olhos, aquela que decidiu pedir ajuda a uma grande amiga. «Disse-lhe: ‘Eu quero internar-me numa clínica de recuperação.’»
Esta situação começou quanto tinha 52 anos. A atriz fará 57 no próximo mês de maio.
O vício do álcool
Para além do vício das drogas, Rosa Villa também acabou por ficar viciada em álcool e relata mais um momento difícil da sua vida, deixando Júlia Pinheiro perplexa e sensibilizada por não saber de nada do que se tinha passado com a atriz.
«O álcool também é uma droga… ao jantar bebia um copo de vinho ou dois… quando dei por mim, eu estava uma alcoólica!», conta. «Tive de fazer um novo tratamento, desta vez para deixar de beber. Esta altura foi muito difícil, porque a minha filha apercebeu-se. Chegava a casa com as amiguinhas e eu estava alcoolizada… não é fácil. Ela sofreu muito.»
Rosa Villa está hoje recuperada e prepara-se para regressar ao trabalho.
A morte do avô
Na entrevista intimista, Rosa Villa recordou ainda um dos piores momentos da sua vida, quando perdeu o avô paterno. Ainda hoje não aceita a partida daquele que era uma referência para si.
«O meu avô era uma pessoa muito carinhosa, muito dedicada a mim, adorava-me. A primeira palavra que eu disse foi avô. Era um grande homem… Ele morreu-me nos braços. Ainda hoje não consegui ultrapassar isso porque era uma pessoa muito querida, tal como os meus pais e a minha avó», revela, sem conseguir conter as lágrimas.
A atriz revelou que depois da morte do avô, o pai saiu de casa para ir viver com outra mulher. «Foi outro balde de água fria que me caiu em cima», lamenta.
Rosa Villa foi ainda surpreendida em direto pela mãe, Elsa, que não poupou elogios à filha.
– Alexandra Lencastre conta a Júlia Pinheiro que Virgílio Castelo a tratou «muito mal»
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Impala
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram