Rosa Grilo
Há 134 infetados com covid-19 na cadeia de Tires

Nacional

Surto de covid-19 na cadeia de Tires, onde estão Rosa Grilo e Diana Fialho. Homicidas estão em isolamento e a aguardar resultados dos testes.

Dom, 08/11/2020 - 16:10

Existem 134 infetados com covid-19 na cadeia de Tires, onde estão Rosa Grilo e Diana Fialho. As homicidas estão em isolamento e a aguardar o resultado do teste.

O Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNGP) disse ao Correio da Manhã que existem 134 pessoas infetadas com a doença, após o terceiro dia de testes de despistagem ao víruas naquela cadeia.

Estão infetadas 128 reclusas

Jorge Alves, presidente do SNGP, explicou que estão infetadas com o novo coronavirus 128 reclusas (124 descobertas nos últimos dias de testes, e outras quatro que já tinham sido transferidas com a doença para o Hospital-prisão de Caxias, e cadeia de Santa Cruz do Bispo, no Porto), e ainda seis guardas prisionais. “Há ainda 36 guardas que estão em confinamento”, acrescentou o dirigente sindical.

Devido a este surto, tiveram de ser chamados pelo menos seis guardas da cadeia do Linhó para vigiar um pavilhão da cadeia de Tires, que não tem grades, e que estará a ser usado para acomodar provisoriamente 43 reclusas que testaram negativo à Covid-19.

Rosa Grilo, Diana Fialho, Maria Malveiro e Mariana Fonseca, são as reclusas ‘mediáticas’ que estão detidas em Tires. As quatro, todas envolvidas em processos de homicídios, aguardam ainda pelo resultado dos respetivos testes.

Rosa Grilo foi condenada a 25 anos de prisão, a pena máxima possível no sistema judicial português, pela morte do marido, Luís Grilo. Diana Fialho cumpre 24 anos de cadeia pela morte da mãe adotiva, a professora Amélia FialhoMaria Malveiro e Mariana Fonseca estão presas pela morte e desmembramento de Diogo, o jovem informático de 21 anos, natural do Algarve.

Texto: Inês Neves; fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram