Rogério Samora está de parabéns pelos 62 anos que celebra nesta quinta-feira, 28 de outubro. Curiosamente, também se assinalam 100 dias de internamento, depois de ter sofrido duas paragens cardiorrespiratórias a 20 de julho, durante as gravações da novela “Amor Amor“, da SIC.
Carlos Samora, primo do ator, deixou um testemunho no programa “Casa Feliz“, deixando João Baião e Diana Chaves emocionados com algumas situações reveladas.
“O Rogério sempre foi um lutador, um solitário… ele continua a lutar com as forças que tem, vai lutar e vencer”, começou por dizer Carlos Samora. “A situação dele é complicada… Está estável, com o prognóstico reservado, mas nós continuamos a ter fé e esperança, embora tenhamos a noção que o Rogério nunca mais volta a ser o que era, mas ele que venha, que nós estamos cá para o receber de braços abertos”, explicou aquele que o visita todas as semanas e tenta sempre interagir com palavras, cocegas e apertos de mão.
“Há 100 dias que está a dormir, que não tem qualquer reação, nesta altura está em coma vegetativo, não é morte cerebral. Ele está perfeitamente autónomo. A única ligação que ele tem ao exterior é uma sonda gástrica para poder ser alimentado, mas todos os outros orgãos estão a funcionar quase em pleno, sem necessidade de auxílio”, referiu. “Aquilo que o médico nos diz é que é uma incógnita, pode estar assim uma semana ou um mês, ou anos a fio (…) mas venha como vier, ele não vai aceitar a situação. É muito complicado e ele sempre disse que se lhe acontecesse qualquer coisa, aquilo não ia ser fácil de gerir”.
Carlos Samora recordou ainda um episódio no hospital que lhe deu esperança numa possível recuparação do primo. “Uma vez no hospital, eu tive a sensação que ele me estava a ouvir. Estava deitado na cama e teve um movimento que nunca tinha tido em 70 e tal dias, deixou cair a cabeça e caiu uma lágrima, foi um momento muito complicado, tenho quase a certeza que ele estava a ouvir-me”, relatou sem conseguir conter as lágrimas, acrescentando que contou o sucedido ao enfermeiro. “Ele disse que isso não era possível, mas eu tenho quase a certeza que naquele dia ele ouviu o que eu estava a dizer…”
As críticas ao Estado
Segundo Carlos Samora, tem sido “muito difícil” a nível burocrático. “É preciso a Juíza ir vê-lo, o delegado de saúde ir vê-lo… não acreditam nos atestados médicos nem nos papéis que nós temos, está à vista de toda a gente! O Rogério neste momento está com 100 por cento de incapacidade… é o que os médicos dizem!”, afirmou aquele que tem assumido as despesas do ator, usando as suas “economias e trabalho”.
Pai de Rogério não sabe do internamento do filho
Carlos Samora revelou ainda que o pai do ator está num lar e ainda ninguém quis contar o que aconteceu ao filho. “O meu tio está numa situação de Alzheimer, não sabe de nada e seja qual for o desfecho do Rogério, nós não lhe vamos dizer nada, porque não há necessidade nenhuma de lhe meter mais coisas na cabeça”, referiu.
Irmão desaparecido
É de conhecimento público que Rogério Samora tem um irmão chamado Paulo, mas com quem não tem qualquer relação. O primo lamenta esse facto. “O Rogério tem um irmão que vive em Espanha, nós não sabemos dele… não responde a cartas, nem mensagens… não fazemos a mínima ideia. É a opinião generalizada, até do próprio Rogério, que o Paulo já tinha falecido, não sei… não consigo dizer isso”, disse Carlos, pedindo a todos para brindarem neste dia a Rogério Samora.
Famosos parabenizam Rogério Samora
Melânia Gomes, Guilherme Moura, Filipa Nascimento, Fernando Rocha, João Bettencourt e Alexandra Lencastre, do elenco da novela “Amor, Amor”, deixaram uma mensagem especial de parabéns e de força ao ator.
“Rogério, tu também és inolvidável, estamos aqui à tua espera. Enquanto há vida à esperança”, referiu emocionado João Baião. “Nem se sabe bem o que dizer”, disse Diana Chaves também comovida.
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Impala e D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram