Roger Schmidt
Engenheiro que fez o Benfica campeão nunca quis ser treinador

Nacional

Roger Schmidt levou o Benfica a ser campeão nacional esta época e já fez promessas futuras! Saiba tudo sobre o treinador alemão!

Seg, 29/05/2023 - 21:25

Roger Schmidt esteve aos comandos do Benfica na época 2022/2023 e levou o clube ao título nacional este sábado, 27 de maio. Ao contrário de muitos treinadores, foi apenas um jogador semiprofissional e o seu percurso académico levou-o a licenciar-se em engenharia.

Os adeptos, comentadores e simpatizantes garantem que a vitória do Benfica se deve em grande parte ao treinador: às escolhas e atitudes durante a época, adaptando a equipa às necessidades do clube.

Mas quem é Roger Schmidt?

Nascido em Kierspe, na Alemanha, chegou apenas como jogador à terceira divisão alemã. Contudo, ao mesmo tempo continuava a dar frutos na universidade tendo acabado por se licenciar em engenharia mecânica com especialidade em plásticos para a indústria automóvel. Mas o gosto pelo futebol perdurou até aos 37 anos. Em 2004 assumiu a posição de jogador-treinador no SC Delbrucker, da sexta e última divisão do futebol da Alemanha.

Em 2007, não conseguiu conciliar o desporto com o trabalho e com os filhos e deixou de lado os relvados. Chegou inclusivamente a garantir ao The Guardian: “Eu nunca quis ser treinador de futebol. Isto para mim era um hobby”. Mas rapidamente mudou de ideias ao surgir um convite do Prussia Munster, da quinta divisão. Aceitando o desafio, deixou o emprego de engenheiro mecânico.

Depois de vencer duas taças regionais e de ter deixado um clube um escalão acima do que quando chegou, tirou o quarto nível do curso da UEFA de treinador, tendo tido a melhor nota da turma.

Em 2011 chega ao Paderborn, da segunda divisão, depois ao Red Bull Salzburgo, ao Bayer Leverkusen e PSV, e agora ao Benfica, sendo uma aposta de Rui Costa.

O sonho dos encarnados

Quando chegou ao clube da luz, Roger Schmidt apenas garantiu “muito trabalho” e “bom futebol”. Contudo, agora parece ter aumentado as promessas. Jordi, filho de Roger Schmidt, em declarações à BTV garantiu: “O meu pai diz que, quando sair [do Benfica], quer deixar o símbolo com quatro estrelas”. Ou seja, referia-se ao 40.º campeonato conquistado pelas águias.

O alemão renovou contrato até 2026.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram