Rita Ribeiro
Atriz criticada após revelar sofrer de fibromialgia: «uma doente privilegiada»

Nacional

A Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia lançou um comunicado onde repudia as declarações de Rita Ribeiro

Sáb, 17/02/2018 - 15:56

Recentemente, Rita Ribeiro assumiu ter sido diagnosticada com fibromialgia «há dois anos». As declarações da atriz não foram bem vistas pelos doentes que sofrem de fibromialgia, forçando a Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia a emitir um comunicado em que lamenta as palavras de Rita Ribeiro.

LEIA MAIS: Rita Ribeiro assume doença e revela: «Sentia muitas dores no corpo»

No seu comunicado, a associação refere-se a Rita Ribeiro como «uma pessoa pública que revela ser um ser humano com demasiada leveza de sentimentos, quase a atingir a leviandade».

É no mesmo documento que a associação afirma que a atriz mostrou «desconhecer e desprezar o sofrimento de tantos milhares de doentes que não possuem a sua capacidade económica para tratar uma doença que exige um permanente acompanhamento multidisciplinar, de forma a poder ser minimamente suportável e não incapacitante».

Durante a entrevista, Rita Ribeiro assume que luta contra a doença com «caminhas diárias», «suplementação», acupuntura, ginástica e ioga, algo que não foi bem visto pela parte da organização que repudiou a atitude da atriz.

«É uma doente privilegiada», uma vez que «possui tempo e capacidade económica para se fazer rodear de tudo aquilo que o seu organismo vai pedindo no seu dia-a-dia, cumprindo o rigor das exigências que a fibromialgia lhe provoca», algo que não é possível a todos os fibromiálgicos.

ESPREITE TAMBÉM: Herman José revela em direto que Sónia Tavares vive com doença

Os doentes fibromiálgicos repudiam ainda o momento em que Rita Ribeiro afirmou que o diagnóstico «foi uma benção», ao que a associação respondeu que «há termos que não devem ser utilizados».

«Há termos que nunca devem ser usados, nem sequer em sentido figurado, quando se fala de uma doença que afeta tantos milhares de doentes de uma forma tão grave».

 

O elogio à condutora da entrevista

Na mesma nota, a Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia admite e dá os parabéns a Cristina Ferreira pela condução de toda a entrevista. Considera ainda que a apresentadora mostrou estar dentro do assunto e capaz de comentar a doença.

«Demonstrou estar bem informada sobre a patologia em causa e que conseguiu prestar uma informação minimamente correta do que sofrem os doentes portadores desta patologia e de uma forma minimamente informada, soube defendê-los».

Fotos: Reprodução Instagram e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram