Rita Pereira, de 40 anos, decidiu mudar de visual e adotar umas longas tranças, bem ao estilo africano. Mas o novo look da atriz gerou polémica e fez com que fosse acusada de apropriação cultural.
Tudo aconteceu na publicação que Rita Pereira fez na rede social do Instagram esta sexta-feira, dia 15 de julho, quando partilhou o resultado da mudança radical de imagem da mais recente música “Filha de Tuga” da artista e amiga Irma, que aborda o tema racismo. “Aproveito para partilhar convosco o novo som da querida Irma ‘Filha da Tuga’, que está tudo de bom, positivo e a mensagem que todos devem escutar com atenção. ADORO!!! E descreve a realidade de muitos dos meus amigos que, vezes sem conta já ouviram: ‘Vai para a tua terra’. A todos vocês que um dia passaram por isso, eu grito bem alto: FICA AQUI, NA TUA TERRA!!!”, pode ler-se na legenda.
Rita Pereira é criticada: “Não és preta e nem vais ser”
Contudo, houve quem não tenha apreciado a mensagem. “Querida, essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo facto de gostares da nossa cultura e de ela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser. E por seres tão privilegiada por ser branca, consegues cantar esta letra e meter na Internet como se nada fosse. Aliás, quem fez a letra foi a mesma coisa”, atirou uma das seguidoras de Rita Pereira sobre a letra da canção.
Perante a crítica, a artista não se deixou ficar e respondeu à letra. “Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música”, começou por dizer. “Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e se um dia errar tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem, obrigada”, findou.
O namorado de Rita Pereira, Guillaume Lalung, e pai do seu único filho, Lonô, não tardou em homenagear a atitude da companheira. Em sua defesa, escreveu: “Miúda, eu amo o teu cabelo assim. Orgulho por partilhares a cultura negra.”
Percorra a fotogaleria e veja a troca de farpas entre seguidora e Rita Pereira.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram