VIP Gourmet
VIP Gourmet 13
Veja tudo na sua revista VIP Gourmet. Já nas bancas!
A gastronomia e a alimentação não passam despercebidas pela nossa vida. Elas estão nas páginas das revistas, na televisão, nos sites, no YouTube, nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram… A gastronomia é uma experiência sensorial, de prazer e de afeto. Tem muitas cores, os pratos são verdadeiras obras de arte, onde os ingredientes ganham destaque e com sabores cada vez mais inusitados.
O mercado gastronómico está a crescer todos os dias e está cada vez mais competitivo. Mas há quem consiga fazer a diferença e sobressair no meio de tantos outros. São pessoas que se sabem destacar e são empreendedoras natas, que colocam os seus talentos à prova e que nos privilegiam com as suas criações deliciosas. Para tal, basta lembrarmo-nos que, este ano, Lisboa ficou ainda mais rica no que respeita à gastronomia de alto nível, com a atribuição de três novas estrelas Michelin. Além das três estrelas para restaurantes lisboetas, foram distinguidos dois no Porto, num total de cinco estrelas Michelin que foram atribuídas a Portugal.
Na capital, as estrelas Michelin foram concedidas ao Encanto, de José Avillez e Diogo Formiga; ao Kabuki Lisboa, de Paulo Alves; e ao Kanazawa, de Paulo Morais. Mais a norte, a gastronomia nacional também mereceu destaque. É o caso dos restaurantes Euskalduna Studio, de Vasco Coelho Santos; e o Le Monument, de Julien Montbabut. Merece ainda especial menção o Mesa de Lemos, em Viseu, já que recebeu a Estrela Verde, atribuída aos restaurantes que estão na linha da frente da gastronomia sustentável.
Os olhos também comem, sabemos bem disso. Por muito saborosa que possa ser a comida que nos servem, também valorizamos o seu empratamento (a loiça onde se serve é essencial, é uma preocupação crescente nos restaurantes de alta cozinha) e o restaurante onde estamos. Especialmente nos últimos tempos, os restaurantes estão cada vez mais bonitos, de nos fazer encher o olho, além do estômago, com detalhes bonitos, pois tem-se apostado numa decoração original e elegante, onde os espaços estão verdadeiramente bem cuidados e com muita personalidade
De certeza que se sente feliz e completo quando come, certo? Comer é toda uma experiência. A loiça, os copos de vinho, a decoração do espaço e o aspeto do prato – são tudo elementos de entretenimento. Podemos chamar-lhe Gastrotainment, que é o que cada vez mais se procura e se encontra. Quase que podemos dizer que a comida é também uma viagem num parque de diversões gastronómico. “Comer e chorar por mais”, haverá melhor expressão que descreva tão bem uma comida nos sabe bem e felizes?!
Veja tudo na sua revista VIP Gourmet. Já nas bancas!
Virgínia Esteves, Diretora
TOP VIP
-
1Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”
-
4Nacional
Marco Paulo
A última missão que deixou a Luciana Abreu: “Seria uma falta de honestidade…”