Fátima Lopes revela que sofreu um princípio de burnout, uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho. Foi em conversa com Júlia Pinheiro, na SIC, enquanto apresentava o novo livro “Simply Flow, Atreve-te a Abrandar”, que a revelação aconteceu.
Veja também: Apresentadora declara-se ao afilhado: “É mesmo um amor”
“A Porto Editora convidou-me, há uns anos, a fazer um livro sobre a plataforma e eu disse: ‘Não estou preparada. Eu não o vou fazer’. Não gosto de aceitar um convite só porque é uma coisa bonita se eu sinto que não tenho nada de especial para partilhar com as pessoas. Eu digo: ‘Talvez mais à frente, mas agora não’”, disse.
“Eu já estive próximo do risco vermelho. O facto de ter tido um princípio de ‘burnout’, para mim, representou assim um alerta muito importante. Hoje, quando me aproximo de algum momento em que sei que estou a exagerar, sou a primeira a sinalizar e falo comigo própria: ‘Acalma-te, abranda. Não vai dar. Não podes ir a todas, tens de dizer não a isto, ou então dizes não agora, mas, se quiser, daqui a dois meses’. E isto exige que te escolhas. É outro tipo de disciplina”, confessou.
Texto: Inês Borges; Fotos. DR
Siga a Revista VIP no Instagram