Renato Seabra
Queria voltar para Portugal, mas a Justiça não deixou. Fica preso nos EUA até 2036

Nacional

Renato Seabra foi condenado a 25 anos de prisão por matar Carlos Castro, em 2011. O ex-modelo tentou cumprir o resto da pena em Portugal, mas os EUA não deixaram.

Qua, 31/03/2021 - 14:00

Renato Seabra foi condenado a 25 anos de prisão por matar e mutilar Carlos Castro, em 2011. O ex-modelo está preso nos Estados Unidos da América e quer cumprir o resto da pena em Portugal. Mas a justiça americana negou-lhe o pedido e terá de ficar detido até 2036 na prisão de alta segurança onde se encontra atualmente, escreve o Correio da Manhã. Só nessa altura a pena será revista.

Osistema judicial americano não admite que o homicida cumpra menos do que os 25 anos a que foi condenado — o que viria a acontecer caso fosse autorizado o seu transporte para Portugal, já que a lei portuguesa dita que, uma vez cumpridos cinco sextos da pena, os reclusos podem ser sair em liberdade condicional.

Só daqui a 15 anos, é que os juízes responsáveis pela análise do caso irão proceder à revisão da condenação que pode ser ajustada para prisão perpétua caso entendam que a sua reinserção na sociedade não é possível.

Renato Seabra matou Carlos Castro a 7 de janeiro de 2011

Renato Seabra e Carlos Castro manteriam uma relação e foram celebrar a passagem do ano a Nova Iorque, nos EUA. Durante essas férias, os dois terão protagonizado uma discussão acesa que culminou com o ex-modelo a assassinar Castro e a mutilá-lo com um saca-rolhas.

O cronista social, na altura com 65 anos, foi encontrado morto no dia 7 de janeiro no quarto do hotel onde estavam hospedados. 

Texto: Ana Lúcia Sousa: Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram