Os reis da Holanda, Maxima e Willem-Alexander, estiveram a passar férias na Grécia nas últimas semanas. O destino sempre foi publico e já é o habitual, mas o que está a chocar os holandeses são os gastos milionários e a quantidade de voos que foram feitos pela realeza.
As férias reais custaram 300 mil euros e a família real holandesa percorreu quase 23 mil quilómetros, realizando 11 voos. Além disso, dez desses voos foram em aviões fornecidos pelos governo holandês, segundo consta a imprensa local. Os holandeses estão a criticar os gastos excessivos dos reis da Holanda.
«O rei tem direito de usar o avião do governo e o utilizou da melhor maneira possível durante as férias», explicou Menno Swart, um dos responsáveis pelos aviões do governo e uma das fontes que revelou as rotas da monarquia holandesa nestas férias.
As férias milionárias
Maxima, de 48 anos, e Willem-Alexander, de 52, estiveram durante seis semanas na casa onde costumam passar férias na Grécia que lhes custaram vários milhares de euros.
Os reis da Holanda interromperam as férias quando a princesa Cristina da Holanda morreu, no dia 16 de agosto, e viajaram para Amesterdão. Mais tarde, a realeza regressou a Atenas, Grécia.
O filho da princesa Beatriz e a mulher regressaram este sábado, dia 31 de agosto, a Terneuzen, Holanda, para celebrar o 75º aniversário da Batalha de Scheldt, onde estiveram presentes os reis da Bélgica, Matilde e Felipe.
Também o primeiro ministro holandês Mark Rutte, o ministro da Defesa e outras autoridades dos países envolvidos nessa operação militar que iniciou a libertação da Holanda dos nazis estiveram presentes na cerimónia.
As filhas de Maxima e Willem-Alexander – Amalia, de 15 anos, Alexia, de 14, e Ariane, de 12 – só regressaram da Grécia esta segunda-feira, dia 2 de setembro.
Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram