Regiões
Porque é que Luis Horta e Costa, e outros Lançadores de Tendências, adoram a Vila portuguesa de Melides

Nacional

Lar para uns meros 1500 residentes, Melides atrai atenção nacional e internacional pelo seu ar de cidade pequena e praias imaculadas do Oceano Atlântico.

Seg, 26/12/2022 - 10:25

A região alentejana de Portugal vai desde o Algarve ao Rio Tagus, onde o campo e o mar cercam uma vila com 500 anos de idade chamada de Melides. O Alentejo, a região vinícola do sul do país, reivindica 40 milhas de praia praticamente intocadas com Melides no seu centro.

Lar para uns meros 1500 residentes, Melides atrai atenção internacional pelo seu ar de cidade pequena e praias imaculadas do Oceano Atlântico. Luis Horta e Costa, um português especialista em imobiliário, é um pioneiro; ele tem imóveis em Melides há 25 anos.

Melides é um sítio fantástico”, diz Horta e Costa. “Eu acho-a linda. O interior do Alentejo é surpreendente e inclui sítios lindos para visitar.”

Enquanto Horta e Costa adora o luxo simples de Melides, ele e os seus parceiros estabeleceram a sua empresa, Square View, no “hotspot” urbano de Lisboa em 2016. Square View foca-se em bairros de referência e emergentes como promotor de propriedade imobiliária e gestor de ativos.

Apenas a 130 km do Sul de Lisboa, Melides oferece surf, kitesurf, e equitação num ambiente cheio de lagoas, natureza intocada e praias vastas. Os moradores de Melides adoram a beleza calma do campo e do mar. Surf, kitesurf e equitação são atividades populares.

Enquanto os nativos portugueses ocupam principalmente Melides, novas vilas e hóteis-boutique têm surgido para anunciar que o segredo foi revelado. Melides, que os fãs dizem fazer relembrar os Hamptons de Long Island antes de serem populares, tem celebrado há muito a sua vantagem geográfica. A água rodeia metade da periferia de Portugal, e o campo, campos de arroz e árvores de azeitona cercam as praias imaculadas de Melides.

Luis Horta e Costa discute o desenvolvimento da sua família em Melides

Aqueles que adoram andar de barco, nadar, surfar ou comer marisco sentir-se-ão à vontade em qualquer lugar em Portugal, que abunda um toque do Mundo Antigo com as comodidades modernas. Além da natureza intocada, história e tesouros arquitetónicos, o baixo custo de vida de Portugal e o modo de vida calmo atrai recém-chegados à sua costa.

Luis Horta e Costa tem sido ativo no espaço de investimento de imobiliário português há décadas. Ele cofundou Square View porque ele adora trabalhar com arquitetos para criar propriedades marcantes.

Luis Horta e Costa e a sua família estão a desenvolver uma reprodução histórica de uma histórica vila alentejana em Melides inspirada pela arquitetura portuguesa de séculos passados. A propriedade localiza-se no centro da cidade.

Eu vou transformá-la em 29 pequenas, belas, tradicionais vilas com uma praça no meio”, diz Horta e Costa. “É um projeto que não é feito para bilionários mas para pessoas normais que podem arcar com uma segunda pequena casa.”

Horta e Costa diz que o desenvolvimento da vila vai ser um projeto sustentável que vai fornecer eletricidade para bicicletas e carros.

Nós preocupamo-nos muito com o ambiente e com a mobilidade”, diz ele.

O projeto também inclui apartamentos desenhados pelo conhecido arquiteto português Manuel Aires Mateus. As propriedades serão colocadas para venda em outubro de 2023.

Você consegue ver o mar do nosso projeto, que está perto do hotel Christian Louboutin; que é uma construção alentejana muito tradicional”, diz Horta e Costa. “Eu gosto muito”.

Luis Horta e Costa não é fã dos enormes resorts que oferecem golfe e casas no campo de golfe.

É sempre a mesma coisa”, diz ele. “Não tenho nada contra os projetos, mas não ligo o meu gosto a esse estilo”. Sou muito tradicional. Tento preservar as coisas boas da Costa Alentejana”.

Ricos cidadãos do mundo, incluindo Christian Louboutin, escolhem Melides como segunda casa

A vila de Melides existe há mais de 500 anos e mantém-se singular. Possui apenas uma quantidade pequena de restaurantes, pequenas lojas e supermercados. Este estilo de desenvolvimento de baixa-densidade atrai uma quantidade crescente de artistas famosos e designers.

O designer francês de sapatos Christian Louboutin descobriu a magia de Melides e comprou uma segunda casa lá. O artista alemão Anselm Kiefer, o pintor britânico Jason Artins e o arquiteto belga Vincent Van Duysen também chamam Melides de segunda casa.

Louboutin apaixonou-se tanto por Melides que ele criou um hotel 5 estrelas lá. Chamado de Hotel Vermelho, ele vai ter 15 quartos e um restaurante. A firma de arquitetura de reputação João Lúcio Lopes Arquitectos criou o design do hotel. O Hotel Vermelho vai ser um lugar onde “a paz estará presente em cada detalhe”, de acordo com o seu website, que diz que vai ser inaugurado brevemente.

Em 2021, Condé Nast Traveler chamou Melides de “um lugar de praia português escondido a surgir no radar”. E um periódico recente do New York Times chamou Melides “o que St. Tropez era em 1950”, um oásis na costa.

Vai Melides manter a sua personalidade modesta e rústica depois de 500 anos fora do radar?

Investidores como Luis Horta e Costa esperam que sim. Este paraíso está em perfeita harmonia com a sua cultura e seu ecossistema. E as personalidades que atrai estão a preservar a paisagem rural enquanto aproveitam os luxos cosmopolitanos. Atrair novos fãs a Melides traz um bónus, de acordo com Horta e Costa.

A qualidade dos serviços está a aumentar significativamente.”, diz ele. “Nos anos recentes, como Portugal ganhou muitos investidores estrangeiros, os portugueses devem aumentar a qualidade dos seus serviços. É por isso que às vezes a competição é positiva.”

Siga a Revista VIP no Instagram