Receita
O prato principal e a sobremesa mais típicos da época do 25 de abril

Culinária

Celebra-se hoje o cinquentenário do 25 de abril. Mas o que é que os portugueses comiam nesta época? Conheça o prato principal e a sobremesa que eram bastante usuais em 1974.

Qui, 25/04/2024 - 15:00

Celebra-se hoje o cinquentenário do 25 de abril. Mas o que é que os portugueses comiam nesta época? Conheça o prato principal e a sobremesa que eram bastante usuais em 1974.
De acordo com o site Casal Mistério, era comum comer-se ovos com ervilhas e pudim. As receitas em questão foram retiradas do “Banquete, Revista Culinária Portuguesa”, de agosto de 1972.

Ingredientes

    1. 1 lata das pequenas de ervilhas com cenoura
    2. 2 ovos
    3. 1 fatia de presunto, cortada em cubos
    4. 1/2 lata de molho de tomate pronto a servir

“Aqueça os cubos de presunto e quando a gordura estiver quase derretida adicione o molho de tomate e mantenha o preparado sobre uma chama branda. Junte, em seguida, as ervilhas e cenouras e, quando ferver, mude para um pirex tipo frigideira. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno. Passados 8 a 10 minutos, com a ajuda de uma colher, deite os ovos no centro e volte a meter o prato no forno, até os ovos escalfarem.

Se quiser convidar algum amigo, use todo o molho de tomate e junte aos legumes pontas de espargos, de lata, e cogumelos, também de lata. Verá que estes ovos farão grande sucesso.”

 

A sobremesa era instantânea: Pudim Boca Doce – e ainda existe!

 

Ingredientes 

    1. 1 saqueta de pudim flan Boca Doce
    2. 100 g de açúcar
    3. 1/2 litro de leite

“Deite o conteúdo de uma saqueta de pudim numa panela com 4 colheres de sopa de açúcar (cerca de 100 g). Vá juntando meio litro de leite enquanto mexe até que fique tudo muito bem dissolvido. Ligue o lume no mínimo e continue a mexer. Depois de levantar fervura, cozinhe durante dois minutos. Coloque o líquido nas formas de pudim e deixe arrefecer até ficar com a consistência ideal. Para ser mais fácil desenformar, passe as formas por água antes de lá colocar o pudim e não as seque.”

Fotos: Freepik

Siga a Revista VIP no Instagram