José Costa Reis recebeu um inesperado convite para ir ao Rio de Janeiro e ligou ao filho, a contar que o visitar. Mas o ator Paulo Rocha, que está a trabalhar no Rio de Janeiro, antes de saber o que o pai lhe ia contar, disse-lhe que vinha a Lisboa, de férias.
O encenador disse-lhe, então, qual era surpresa. “Tu não vens, não, pois quem vai para aí, sou eu!”, conta José Costa Reis. Foi assim que pai e filho se voltaram a encontrar. Com emoção.
Com medo das alturas
A VIP registou, em exclusivo, a visita que ambos fizeram ao Morro do Pão de Açúcar, de onde se tem uma das mais belas vistas sobre o Rio de Janeiro. “Tenho medo de alturas e fazer esta viagem de teleférico custou um bocadinho. Mas valeu a pena, é muito bonito”, disse José Costa Reis.
No final do passeio, Paulo, emocionado com a visita do pai, tinha em mente uma nova surpresa. O ator levou José Costa Reis a almoçar a uma churrascaria, com a namorada Juliana, e os pais dela. O motivo da viagem de José Costa Reis ao Brasil não foi só para colmatar as saudades do filho. É que o encenador foi supervisionar os cenários de Menino de Sua Avó, espetáculo encenado pelo grupo A Barraca, que esteve em cena no Rio como parte das comemorações do ano Brasil/Portugal.
Saudades e oportunidades
Estes dias juntos serviram para pai e filho matarem saudades. “Apesar de estarmos longe fisicamente, nós falamo-nos semanalmente pelo telefone e pelo Skype, embora sempre seja mais difícil devido a diferença de quatro horas. Mas estamos sempre em contacto”, afirma José Costa Reis, emocionado por voltar a ver Paulo Rocha.
“Sei que a vida profissional do Paulo está a correr bem e eu aconselho-o a aproveitar, pois ele está em uma das maiores emissoras de TV do mundo”, sublinha o encenador, que encoraja Paulo a prosseguir o seu trabalho de ator no Brasil “Se o Paulo estivesse em Portugal, neste momento, não seria fácil para ele, como não está a ser nada fácil para ninguém.
A vida para os atores em Portugal está muito difícil. Não há empregos e os ordenados, mesmo nas emissoras de televisão, baixaram verticalmente”, explica.
A eleita do coração do ator está aprovada
Sobre a “nora” Juliana Pereira, José Costa tece os maiores elogios. Para ele, “Ju” é a mulher perfeita para o filho. “Sim, ela é um amor. Eu já a conhecia, porque ela já esteve em Portugal. Gosto imenso da Ju, porque ela é amorosa, educada, civilizada, tem uma família linda e está a fazer muito bem ao meu filho”, disse.
Sobre o futuro do casal, José não gosta de opinar e nem de falar muito (sobretudo na frente do filho), mas dá a entender que torce pelo casamento. “Espero que o namoro evolua e que tudo corra muito bem, porque isso é tudo o que os pais sempre desejam aos seus filhos. Penso que os pais devem criar os filhos para darem seus próprios voos e temos que nos preparar se eles voam para longe”, afirma. E isso inclui o casamento e os netinhos? “Sim, porque não? É a lei da vida não é?”, diz com um sorriso o encenador.
Paulo Rocha, que tem somado êxitos em Guerra dos Sexos e Fina Estampa, diz que ficou encantado com a visita do pai. “Foi maravilhoso para mim esta viagem quase inesperada dele. Foi bom mostrar-lhe como estou, com quem eu estou, de que forma. Foram só três dias, mas já deu para matar saudades e para o tranquilizar, porque, com certeza, ter um filho fora do País e não saber muito bem como ele está é complicado. Acho que agora ele vai voltar mas descansado”, disse Paulo Rocha, que entretanto está a pensar vir com a namorada a Portugal.
Novo trabalho e férias em Portugal
“Em julho, se der, volto à Portugal, com a Juliana. Eu planeava ficar mais tempo em Lisboa com o meu pai, com os meus amigos de lá, mas surgiu uma ótima oportunidade para fazer um telefilme com o Renato Aragão, aqui no Rio.” Depois do trabalho vem a bonança e, não tarda, pai e filho voltam a encontrar-se, desta vez em terras lusas.
Texto: Mônica Soares; Fotos: Vitor Campos
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”