Documentário revela como Isabel II, de 94 anos de idade, se escondeu num arbusto para evitar o ditador romeno, Nicolae Ceaușescu, e a sua mulher, durante uma visita de Estado.
«Our Queen: Inside the Crown», o documentário televisivo que foi para o ar no dia 21 de maio, revela esta histório inusitada e que surpreendeu o público.
O episódio aconteceu em 1978, quando o político foi a Inglaterra, no âmbito de uma visita de Estado, com a respetiva mulher, Elena. A visita durou quatro dias e foi decidida pelo governo britânico. Contudo, o ditador era muito impopular nas terras de sua majestade.
«Os Ceaușescu foram demasiado para ela»
Ainda assim, Isabell II aceitou a responsabilidade de o receber. A monarca e o marido, Filipe de Edimburgo, encontraram-se com o casal numa estação de comboios, levando-os até ao Palácio de Buckingham. Mas a receção amistosa acabou ai e a mãe do príncipe Carlos arranjou uma forma de não conviver com os romenos.
«Na ocasião em que eles estavam lá hospedados, a rainha levou os corgis [os seus cães] a dar uma volta nos jardins do palácio, quando viu os Ceaușescus a chegar do outro lado», refere o jornalista Robert Hardman, segundo a revista People.
«Ela pensou, “não consigo mesmo falar com eles cara a cara”. Então, pela primeira vez na sua vida, escondeu-se num arbusto dos jardins do palácio para evitar os convidados», adianta.
David Owen, antigo político inglês, acrescentou: «A rainha aguentou pessoas diferentes, mas os Ceaușescu foram demasiado para ela… deixou bem claro que não gostou da visita!».
Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução redes sociais da casa real
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Revista VIP no Instagram