Rainha Isabel II
15 curiosidades sobre a monarca mais antiga do Reino Unido

Realeza

A rainha Isabel II comemora 70 anos à frente da Coroa de Inglaterra. Esta semana começam as celebrações do Jubileu de Platina e a VIP traz-lhe 15 curiosidades sobre a monarca mais antiga do Reino Unido.

Ter, 31/05/2022 - 11:02

Isabel II é a monarca que está há mais anos à frente da Coroa do Reino Unido. Este ano, a rainha de Inglaterra, de 96 anos, comemora 70 anos no trono e as celebrações do Jubileu de Platina começam nesta quinta-feira, 2 de junho. Para assinalar esta data especial, a VIP traz-lhe 15 curiosidades sobre a rainha mais conhecida e adorada do mundo.

A rainha Isabel II nunca foi à escola

A rainha Isabel II nunca frequentou a escola, como é hábito acontecer com os herdeiros da família real britânica. A monarca teve aulas em casa com o reitor do Eton College, Henry Marten, e com o arcebispo Canterbury. Isabel II foi ainda acompanhada pela sua ama Marion Crawford, que foi “expulsa” da Casa Real depois de escrever um livro revelador sobre as filhas do rei Jorge VI, sem a permissão da realeza.

Os dois aniversários

A rainha Isabel II nasceu a 21 de abril de 1926, mas para além de celebrar o seu aniversário nessa data, também o celebra entre maio e junho, no Trooping the Colour, o aniversário oficial da monarca, reconhecido pela Coroa, que ocorre sempre a um sábado.

O casamento com o primo, príncipe Filipe

Isabel II casou-se com o príncipe Filipe, que na verdade era seu primo em terceiro grau. O duque de Edimburgo, que morreu o ano passado, aos 99 anos, e a rainha de Inglaterra partilham os mesmos tetravós: a rainha Victoria e o príncipe Albert.

A coroação da monarca passou na televisão… contra sua vontade!

Isabel II foi coroada rainha de Inglaterra aos 25 anos, depois da morte do pai, o rei Jorge VI. A monarca estava no Quénia quando o rei morreu e regressou a ‘casa’ como rainha do seu País.

A rainha, que não permitiu que fossem tiradas fotografias no dia do seu casamento, também não queria que a sua coroação fosse transmitida pela televisão. No entanto, a Casa Real ‘negociou’ algumas condições com Isabel II e havia câmaras apenas numa parte da Abadia de Westminster. Além disso, não podiam ser feitos planos próximos do rosto da monarca.

Isabel II não precisa de passaporte para viajar

Isabel II é uma das chefes de estado mais viajadas do mundo. A monarca já visitou mais de 115 países e fez mais de 270 visitas oficiais. A avó de William e Harry não precisa de passaporte, uma vez que todos os passaportes britânicos são oficialmente emitidos em nome da rainha.

Por essa razão, Isabel II não precisa de um documento emitido pela própria.

… Nem de carta de condução!

À semelhança do que acontece com o passaporte, as cartas de condução são emitidas em nome da rainha Isabel II. Além disso, a monarca tem uma enorme equipa de motoristas, por isso também não precisa de conduzir.

A rainha de Inglaterra não tem de pagar impostos… mas paga!

Isabel II paga voluntariamente os impostos de renda e ganhos de capital desde 1992. No entanto, os monarcas britânicos estão isentos de pagar impostos.

Isabel II sofreu um atentado terrorista

Durante o aniversário da rainha Isabel II, no Trooping the Colour, em 1981, a monarca liderava uma procissão a cavalo, em direção ao Palácio de Buckingham, quando um jovem disparou vários tiros com o intuito de atingir a mulher do príncipe Filipe.

Felizmente, o jovem, de 17 anos, não conseguiu atingir a rainha de Inglaterra.

O quarto da Rainha já foi invadido no Palácio de Buckingham

Um ano depois do atentado, a 9 de julho de 1982, um homem invadiu o quarto da rainha Isabel II. Michael Fagen conseguiu saltar os muros de arame farpado, subiu um cano de esgoto e entrou no quarto da monarca.

Acabou por ser detido pelos guardas reais sem ter tido tempo para conversar com Isabel II.

Isabel II serviu as forças armadas britânicas na II Guerra Mundial

Isabel II integrou o Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de camiões e mecânica, em 1945, quando tinha 18 anos. Até à data, a monarca continua a ser a única mulher da família real a entrar nas forças armadas e a única chefe de estado viva que serviu o país na II Guerra Mundial.

A bebida preferida da rainha

Isabel II é amante de gin e adora bebê-lo misturado com Dubonnet, um vinho forte, com uma rodela de limão e gelo. Durante muitos anos, a monarca bebeu este cocktail todos os dias, antes de almoço. A rainha também gosta de vinho e de champanhe.

Os golfinhos e as baleias do Reino Unido são da rainha

Os Golfinhos, esturjões e baleias que se encontrem em águas inglesas pertencem à rainha Isabel II. Estes animais são considerados “peixes reais” e são reclamados em nome da Coroa britânica.

Isabel II “criou” a sua própria raça de cães

Não é segredo para ninguém que os Corgis são os cães preferidos da rainha Isabel II. A monarca teve mais de 30 durante o seu reinado. O último, morreu em 2018, mas atualmente a rainha tem dois ‘Dorgis’Candy e Vulcan – que nasceram de um cruzamento que a própria criou entre um dos seus Corgis e um Dachshund, que pertencia à princesa Margarida, a irmã da monarca.

A rainha Isabel II dá ‘mesada’ aos mais necessitados

A rainha Isabel II tem moedas de prata com o seu rosto, que são dadas aos mais necessitados numa cerimónia chamada de ‘Quinta-feira Santa’. 

Esta tradição real remonta ao século XIII. A família real lavava os pés e distribuía presentes aos subditos que não tinham dinheiro. Depois do século XVIII, a realeza considerou que lavar pés sujos não era visto como algo digno de um rei, então o gesto solidário foi substituído por mesadas doadas pelos monarcas.

A rainha das redes sociais

Isabel II tem redes sociais oficiais. A rainha entrou no Twitter em julho de 2009, sob o nome de @royalfamily. O primeiro tweet foi escrito pela mesma, mas atualmente a página é gerida por uma equipa especial da confiança da monarca.

A mãe do príncipe Carlos também está no Facebook e em março de 2019 fez o seu primeiro ‘post’ no Instagram, na conta oficial da Casa Real britânica, que conta com 10,8 milhões de seguidores.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram