“Ruth” é o novo filme de António Pinhão Botelho, com data de estreia marcada para 3 de maio. Apesar de o título sugerir uma história de alguém que se chame Ruth, a verdade é que a personagem principal do filme é um homem, chamado Eusébio da Silva Ferreira.
Ruth foi o código usado pelo Sport Lisboa e Benfica para “desviar” o jogador cobiçado pelo Sporting Clube de Portugal, na contratação deste ao Sporting Clube de Lourenço Marques, em Moçambique, no início da década de 60. Eusébio tinha, na altura, apenas 16 anos de idade, mas a sua habilidade com a bola era de fazer inveja aos mais velhos, sendo apelidado de “pérola do Índico”.
Tratando-se de um filme que transcende o futebol, “Ruth” retrata a sociedade portuguesa em pleno regime fascista.
Recheado de momentos de humor, o filme, que conta com um elenco repleto de atores conhecidos do público, tem Igor Regalla no papel de Eusébio. José Raposo, Vítor Norte, Fernando Luís, Lídia Franco e Ana Bustorff são uma amostra do vasto elenco, que conta com quase uma centena de atores. Paulo Furtado, comummente conhecido como “The Legendary Tigerman”, que se estreou como ator neste filme, ficou responsável pela composição da banda sonora.
Ao longo de toda a sua carreira, Eusébio apenas levou um cartão vermelho. Decorria o jogo dos 16-avos de final da Taça de Portugal, entre o FC Porto e o SL Benfica, a 4 de Outubro de 1964. Na antestreia do filme, perguntámos aos famosos a quem dariam um cartão vermelho. Descubra connosco!
Siga a Revista VIP no Instagram