Putin
Mandato de detenção internacional por crimes de guerra

Internacional

Vladimir Putin está a ser acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional. Mas não é o único! Saiba tudo aqui.

Sex, 17/03/2023 - 17:25

Vladimir Putin está a ser acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional que emitiu um mandado de detenção ao atual presidente da Rússia.

No comunicado emitido, Putin foi “responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”. Mas o presidente russo não é o único com mandado de captura: Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa, será alegadamente detida por acusações semelhantes.

Em resposta, Volodymyr Zelensky, atual presidente da Ucrânia já se manifestou e garante que é só “apenas o início”. Por sua vez, o Kremlin já garantiu que esta decisão  é”sem sentido” a decisão do TPI.

Putin está então acusado de crimes de guerra na Ucrânia, território ocupado desde 24 de fevereiro de 2022, alegando existirem “motivos razoáveis para acreditar” que o Presidente russo não exerceu o controlo adequado sobre os subordinados civis ou militares que cometeram esses atos”. Quanto à comissária referida anteriormente, o TPI acredita que tem “responsabilidade criminal individual” no que diz respeito aos crimes de guerra relacionados com a deportação ilegal de população, incluindo crianças.

A forma como se vai proceder ainda não está definida visto que nem a Rússia, nem a Ucrânia são membro da TPI.

Siga a Revista VIP no Instagram