Os príncipes das Astúrias substituíram pela primeira vez os Reis de Espanha numa cerimónia oficial com chefes de Estado e de Governo. Felipe de Bórbon e Letizia Ortiz foram obrigados a assumir o papel de Juan Carlos e da rainha Sofia por causa da baixa médica do monarca. Juan Carlos foi operado a um nódulo benigno no pulmão direito no dia 8 de Maio. Após ter alta médica, o monarca encontra-se a descansar em Barcelona e não pode cumprir a sua agenda.
Assim, o príncipe teve que assumir o papel de chefe de Estado e receber à entrada do palácio real os 16 chefes de Estado e os 14 chefes de Governo que marcaram presença na cimeira da União Europeia, América Latina e Caraíbas. Entre eles, destaque para o primeiro-ministro português, José Sócrates, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe e o presidente da Bolívia, Evo Morales.
No seu discurso no palácio real, Felipe transmitiu uma mensagem do seu pai. Um agradecimento “por todas as demonstrações de apoio e carinho” recebidas após a sua operação.
Esta vai ser uma semana intensa para os príncipes, já que vão ter de assumir parte da agenda dos reis. Um dos locais em que se notará mais a ausência de Juan Carlos será na final da Taça do Rei, que pela primeira vez será entregue pelo seu filho Felipe, no final do jogo entre o Atlético de Madrid e Sevilha.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”